Duas turmas de discentes do Senac de Balsas lançaram nesta segunda-feira, 14/05, cinco livretos criativos de um projeto que formam a coletânea Atendimento Show, e idealizados pelos alunos da instrutora e professora Maria Carla Nogueira, como finalizador do curso.

Os 45 estudantes oriundo de 51 empresas, com idade entre 14 e 24 anos, formam 02 turmas das unidades curriculares que fazem parte do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas.

Após serem recebidos pelas empresas e notificados pelo Ministério do Trabalho, os futuros profissionais passam pelo Senac, durante 03 dias, em meio turno.

A professora Maria Carla diz que entre as unidades estudadas, a princípio, foi a Orientação a Clientes e Abastecimento do Ponto de Vendas, com isso deu-se origem ao projeto da coleção Atendimento Show, que falava sobre atendimento às necessidades dos clientes, em especial os que mais precisam de acessibilidade.

Acilina Coelho, gerente do Posto Avançado do Senac em Balsas, disse que “ainda não tem um atendimento voltado para as pessoas com deficiência. A maioria dos comércios não tem, por exemplo, libras. Se você entrar em uma loja para atender um surdo, por exemplo, esse surdo vai ter muita dificuldade, porque ninguém vai saber libras. O que falta nos empresários é essa visão de saber que, é bom ganhar dinheiro, é, mas é bom saber dar o retorno para o cliente. Porque isso se chama fidelização e essa fidelidade seja feito com o cliente, que seja normal digamos assim. Colocar rampas, banheiros dentro da própria loja, que tenha um espaço maior, que atenda também essa pessoa, que tenha um banheiro, por exemplo, duplo, que atenda a pessoa sem nenhum tipo de deficiência.”. Acilina conta que ainda não viu uma loja que tenho um funcionário treinado para atender um deficiente.

O livro Acessibilidade. O que você sabe? Escrito por Maria Carla dos S. Nogueira e Acilina Maria B. Coelho, diz em sua “apresentação que é o resultado da parceria concretizada entre as duas escritoras que prospectaram a edificação de um livro a fim de trazer algumas reflexões acerca do assunto Acessibilidade.”.

O livro propõe, em seu conteúdo, alguns conceitos pertinentes a acessibilidade e um breve relato histórico quanto ao
seu surgimento, tudo isso no intuito de fazer o leitor responder: o que você sabe sobre acessibilidade? A apresentação do livro diz “Para que você tenha a oportunidade de ampliar seus horizontes diante do assunto acessibilidade e possa compartilhar de uma visão própria e não preconceituosa acerca dessa questão tão necessária e por vezes esquecida.”.

A aprendiz Celeste da Silva Fialho, do Senac e acadêmica no 3º período de Pedagogia, diz que aprendeu no Senac “a relação que a gente tem que ter com o cliente”. Para ela, “a confecção da coleção do nosso livro nos proporcionou a relação com clientes prioritários, no atendimento prioritário.”.

Enquanto Tais Regina, contratada pela Lavronorte como aprendiz de vendas, aluna no Luis Rêgo diz que tem “grande vantagens estudar cursos no Senac porque aprende estratégias de marketing junto com vendas, aprende estratégias de como armazenar as coisas, questão de estocagem, arquivo. Porque tudo tem um controle. Então, a gente aprende arquivar produtos, arquivar documentos e papéis, e principalmente essa questão financeira de como é feito o cálculo de valor de um produto, porque, tem transporte e estocagem, tem mão de obra, tem serviços. Inclui várias coisas. A gente aprende tudo, só que de uma forma muito boa, porque a gente tem uma ótima professora e o Senac dá para a gente a oportunidade de procurar novas formas de aprender.”.

Maciel, gerente administrativo da Liliane, uma das lojas de Balsas que oferecem empregos para o menor aprendiz, disse que

O lançamento da coleção Atendimento Show e do livro Acessibilidade – O que você sabe?, que amplia horizontes com reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência, trouxe à sede do Senac o Diretor Regional, no Maranhão, o sr. José Ahirton Batista e Daniela Nogueira, Diretora de Educação Profissional do Senac.

José Ahirton enfatizou que “é muito gratificante para a instituição fazer esse tipo de evento. Não é porque é um evento qualquer. Na verdade uma é iniciativa dos alunos, mas teve o apoio da instituição e da professora, a docente Maria Carla, que é fundamental nesse tipo de atividade. Trata-se de pessoas que estão fazendo um curso de aprendizagem.”. O diretor regional admirou-se não só da quantidade de adolescentes interessados em profissionalizarem-se, e disse que “já detectei que nesse grupo, ninguém tem 24 anos de idade, são todos menores de 18 anos. Então é muito gratificante, pelo interesse que eles demonstram. Me parece que o futuro promissor tá começando a brotar e começa pelas letras. Essa questão do livro, pode não ser a profissão de cada um. É apenas um livro. Ninguém vence neste país se não se comunicar bem.”.

Para a Diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, “enquanto instituição, para o Senac é um grande orgulho, é uma alegria muito grande estar aqui hoje em Balsas prestigiando esse trabalho, porque é a concretização daquilo que a gente trabalha com nosso aluno em sala de aula. Para nosso estado há uma  grande repercussão daquele slogan de um atendimento ruim. Então, a gente tem essa preocupação de trabalhar com os nossos alunos, no curso de Vendas, que é o problema da aprendizagem justamente para quando estiver atuando no mercado de trabalho ele não repita esses vícios que acontecem em alguns estabelecimentos.”. “Então, o lançamento dessa coletânea, na verdade, é fruto desse trabalho de construção de estudo em sala de aula, que é supervisionada, acompanhada pelo professor. Então, nesse material, eles estão escrevendo a forma ideal de fazer o atendimento das pessoas com deficiência.”. Concluiu Daniela.

O que é Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas

O aprendiz em Serviços de Vendas é qualificado para executar atividades de reposição, controle de estoque e vendas de mercadorias, produtos e serviços em empresas do comércio de bens, serviços e turismo e demais setores da economia.
Este profissional abastece o ponto de venda, organiza e controla o estoque, bem como planeja e realiza ações de venda e pós-venda de mercadorias, produtos e serviços, em diferentes tipos e segmentos de empresas. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa.
O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Repositor de Mercadorias, Estoquista e Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem – CONAP.

DEIXE UMA RESPOSTA