Reprodução

A 1ª Romaria Nacional do Cerrado acontecerá em Balsas, nos dias 29 e 30 deste mês.

 

Com o tema: “Cerrado: os povos gritam por água e território livres” a primeira edição da Romaria Nacional do Cerrado conta com a organização da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 5, Diocese de Balsas, Pastorais Sociais, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Cáritas, Fórum Carajás, Serviço Pastoral do Migrante (SPM) entre outras entidades. Dentro deste tema que reflete a escassez de água no planeta é com o lema “Bendita és tu, ó Mãe Água, que nasces e corres no coração do Cerrado, alimentando a vida” que a Romaria lembra aos seres humanos o quanto é valioso este mineral e quanta falta sentiremos dele. Destruindo as nascentes e matas ciliares é que as comunidades ribeirinhas perceberão o quanto é importante a proteção do bioma, bacias hidrográficas e afluentes.

Durante estes dois dias, pessoas de várias regiões e comunidades deverão clamar a mesma ladainha que as Ongs e entidades, políticas e não políticas que desejam deixar água para seus filhos, netos e outras gerações, minimizando as agressões à natureza.

A Romaria Nacional do Cerrado faz parte de um processo de mobilização e formação dos povos e comunidades, e nasce a partir de várias ações regionais, estaduais e interestaduais. Em 2013, em Luziânia (GO), foi realizado o primeiro Encontro das Comunidades e Povos do Cerrado. Depois disso, nos estados que compõem este bioma, ocorreram romarias do Cerrado, Semanas do Cerrado, Encontro Regional dos Povos e Comunidades Impactadas pelo MATOPIBA, feiras do Cerrado, Grito e Resistência do Cerrado, Tenda dos Povos do Cerrado, e muitos outros eventos e ações.

CLICK AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Programação Romaria e Encontro Balsas-MA

DEIXE UMA RESPOSTA