As festividades de aniversário foram marcadas por uma extensa programação, que foi encerrada em um momento solene no dia 5 de outubro.

Tudo começou com o compromisso de fornecer educação de alta qualidade de forma descentralizada e interiorizada. Há dez anos, surgia o Centro de Ciências de Balsas (CCBL), da Universidade Federal do Maranhão. Em meio a essa trajetória de conquistas e expansão, a UFMA de Balsas realizou uma série de atividades comemorativas, incluindo a caminhada do Dia do Cerrado, a primeira competição de corrida em trilha do Cerrado da UFMA, a Feira das Profissões 2023, e, por fim, a I Semana Acadêmica, realizada dos dias 3 a 5 de outubro. A semana contou com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, premiações e momentos culturais.

O encerramento ocorreu na quinta-feira, 5, no auditório do câmpus, reunindo estudantes, professores, técnicos, egressos, colaboradores e membros da gestão da UFMA, com a presença do reitor Natalino Salgado; do pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; do pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; e da Diretora do CCBL, Gisélia Santos Brito.

Foi uma noite emocionante em que se rememoraram os caminhos percorridos para que o Centro se tornasse um polo de educação gratuita e de alta qualidade no município e na região. O evento foi marcado por discursos emocionados daqueles que contribuíram para o estabelecimento e crescimento do CCBL.

O Centro de Ciências de Balsas foi inaugurado há uma década, com a visão audaciosa de proporcionar educação de qualidade, pesquisa de ponta e serviços à comunidade. Desde então, o câmpus cresceu significativamente, em tamanho e prestígio, desempenhando um papel fundamental na formação de estudantes e no desenvolvimento da região.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, destacou a importância do câmpus como um centro de aprendizado e inovação e avaliou o desempenho da primeira década como positivo tanto para a comunidade acadêmica como também para a região.

“Eu tenho o privilégio de ter participado dessa primeira fase de expansão. Já no meu segundo mandato à frente da Universidade Federal do Maranhão, resolvi criar o Câmpus de Balsas. Foi uma iniciativa pioneira, e hoje nós estamos celebrando. Temos essa alegria de estarmos aqui retornando depois de várias vezes e poder observar quão promissor e talentoso é esse Centro, com seus vários projetos de pesquisa, interagindo com todas as unidades produtivas da região, que é rica. Além de potencializar a região, ajudando no progresso, pois, onde chega a educação, há progresso” salientou.

Além do reitor, outros membros da administração da Universidade também discutiram os sucessos e desafios enfrentados durante a última década. Eles enfatizaram o compromisso contínuo com a excelência acadêmica, pesquisa inovadora e engajamento com a comunidade.

Romildo Sampaio, pró-reitor de Ensino da UFMA, foi o primeiro diretor do Centro de Ciências de Balsas. Durante seu discurso, relembrou a trajetória e os esforços empreendidos para o desenvolvimento do CCBL.

“É um momento muito singular com um simbolismo muito grande. Nossa primeira aula inaugural ocorreu no dia 27 de setembro de 2013 e hoje chega a sua primeira década já contando uma história muito bonita. Os nossos quatro cursos de Balsas já são consolidados, reconhecidos pelo MEC e muito bem-avaliados. Temos aqui uma infraestrutura muito boa, temos um corpo docente altamente qualificado, e eu creio que o nosso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e as nossas Engenharias Ambiental, Civil e Elétrica muito contribuem para o desenvolvimento da cidade e da região. Eu sempre digo que, onde a UFMA está, ela faz a diferença e o protagonismo na educação superior do estado e da região. Eu estou muito feliz de estar neste momento aqui”, expressou.

A atual diretora do CCBL, Gisélia Brito, ressaltou o compromisso da UFMA de Balsas em oferecer educação gratuita e de qualidade na região. “Olhar os dez anos da UFMA de Balsas é perceber quanto a UFMA tem colaborado na transformação social acadêmica, educacional e cultural da cidade de Balsas e região, porque nós temos os nossos egressos que fazem a diferença no mercado de trabalho, isso em muito nos orgulha” destacou.

A forte relação institucional proporcionada pela UFMA de Balsas aos estudantes é tão sólida que ex-alunos que ingressaram no mercado de trabalho agora retornam como grandes apoiadores e patrocinadores das atividades promovidas pela instituição.

“Isso é um motivo de orgulho para nós. Temos uma empresa de construção civil que é formada por quatro sócios proprietários que são nossos alunos egressos do curso de Engenharia Civil, e hoje eles nos ajudam com o apoio financeiro na realização deste evento. Nós temos também a participação de um egresso do curso de Engenharia Ambiental que deu um minicurso de tecnologia da informação que é altamente moderno e que traz muitas novidades para essa área da tecnologia” exemplificou Giselia.

O que se espera para os próximos anos é a contínua consolidação do Câmpus de Balsas, com a inclusão de mais cursos de graduação e pós-graduação, visando à formação de profissionais qualificados para atender às necessidades da região.

O momento solene incluiu a premiação dos melhores trabalhos científicos — apresentados durante a semana de aniversário — e melhores trabalhos do Desafio: Vem pra UFMA! — uma iniciativa para incentivar os estudantes do ensino médio a desenvolverem projetos na área científica e tecnologias, a fim de conectar a Universidade com as escolas públicas de Balsas. Além disso, foi realizada também uma homenagem aos servidores, colaboradores, apoiadores e gestão da UFMA.

A noite culminou com a celebração do aniversário e o tradicional corte do bolo, enquanto os convidados desfrutaram de apresentações culturais e um coffee break.

O décimo aniversário do Centro de Ciências de Balsas foi um lembrete de que o compromisso com a educação de qualidade e a inovação continua a ser a pedra angular da Universidade. À medida que a instituição entra em sua próxima década, espera-se que ela continue a moldar mentes jovens, contribuir para a pesquisa e servir como um farol de progresso na região.

Este aniversário não é apenas uma celebração do passado, mas também um olhar atento para o futuro, em que a universidade continuará a desempenhar um papel crucial na formação de líderes e na construção de profissionais qualificados.

Um breve histórico da UFMA de Balsas

O Câmpus de Balsas foi implementado na segunda gestão do atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, como parte do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), com o objetivo de interiorizar e expandir a educação.

Inicialmente, as instalações do Câmpus de Balsas estavam localizadas na Escola Municipal Maria Justina Serrão, que passou por reformas para acomodar os primeiros alunos. Anos depois, em 2020, o CCBL conquistou um terreno onde atualmente estão localizadas as instalações próprias do câmpus.

O prédio conta com dez salas de aula com capacidade para sessenta estudantes cada uma, dois auditórios com capacidade para duzentas pessoas, doze salas laboratoriais e uma biblioteca com uma sala de estudos individuais. O ambiente administrativo está distribuído da seguinte forma: catorze salas para coordenação, assistência estudantil, secretaria acadêmica, sala de reuniões e sessenta salas individuais para os professores, além de uma sala para a tecnologia da informação, um almoxarifado, uma sala para equipamentos de informática (CPD) e banheiros.

O Câmpus de Balsas oferece a formação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), que engloba as engenharias Ambiental, Civil e Elétrica. É um curso flexível, autônomo e interdisciplinar criado para atender às demandas do sul maranhense. Em uma década, o CCBL já formou mais de duzentos alunos prontos para o mercado de trabalho. Atualmente, possui um corpo docente com quarenta professores.

DEIXE UMA RESPOSTA