Cabeças da comissão organizadora do Festejo de Santo Antônio de Balsas 2022 se reuniram na manhã desta terça-feira, 03/04, no Salão das Romeiras, para lançançamento da maior festa católica da região sul do Maranhão, em coletiva de imprensa.
O festejo deste ano que, terá total administração da Diocese de Balsas e levará o tema “Santo Antônio: Comunhão, Participação e Missão”, apresenta novo projeto devida às mudanças ocorridas com a reestruturação da praça da Matriz, concluída pela prefeitura municipal. A reforma do prédio da igreja matriz ainda está em andamento, mas segundo o pároco Pe. Genivaldo Ribeiro, a conclusão está prevista para o final do mês de maio.
Serão 05 mil assentos diante das escadas e Pe. Genivaldo explica como funcionará o agendamento e calendário dos tradicionais 13 dias, que terá muitas novidades.
A organizadora Delzuíta Ramos define o padroeiro de Balsas, cujo último festejo aconteceu em 2019.
Em 2019 também a Assembleia estadual, através da deputada Andreia Resende, aprovou as festas a Santo Antônio, através do Projeto de Lei 168/2019, como patrimônio cultural e também se qualificou dentro da rota turística do Maranhão.
Paulo Rodrigues declara os anseios de colocar o projeto em prática para o melhor funcionamento deste momento de “união cristã” e “conservação da cultura”.
O organizador comercial do festejo, das barracas de camelôs e brinquedos, Da Silva explica como ficarão dispostos os comerciantes, que vêem neste período uma oportunidade de trabalhar e ganhar algum dinheiro.
Dividido em 04 setores, segundo Da Silva, os grandes brinquedos como roda gigante e balanços entre outros, não poderão mais ficar na praça da Matriz, porque o piso não podem ser escavado para firmeza dos objetos no chão – que faz parte da segurança dos brinquedos.
Neste ano, a igreja deverá dar um valor para o centro comercial dos camelôs, porém os comerciantes deverão ratear este montante entre si, que poderá chegar a R$ 135,00 o metro quadrado, de acordo com Da Silva.
CONFIRA OS PROJETOS PARA A ACOMODAÇÃO DAS BARRACAS E DOS FIÉIS, PARA O FESTEJO 2022.