“O apoio do Instituto Alcoa e da Alumar aos projetos comunitários locais vai além do aspecto financeiro, pois é uma iniciativa que impacta positivamente a nossa vida em comunidade. Acreditamos que incentivará mulheres a saírem da condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da qualificação profissional e do empreendedorismo”, destacou Lívia Viana, idealizadora do Projeto Ela na Obra, ao receber o recurso de R$171 mil destinado pelo Programa de Apoio a Projetos Locais 2023, do Instituto Alcoa.

A Associação Ela na Obra busca estimular a autonomia das mulheres, fortalecendo-as coletivamente e mostrando potencialidades que, muitas vezes, elas até desconhecem. Ao projeto, juntaram-se mais dois beneficiados: “Ler é viver”, da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão, e “Nave Empreende”, da Organização em prol da Natureza, Arte, Vida e Educação. A entrega dos recursos às instituições totalizou cerca de R$ 540 mil e ocorreu em 29 de setembro, no hotel Luzeiros, com a presença de representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias e lideranças da Alumar.

Walmer Rocha, diretor do Consórcio, lembrou a histórica parceria com a comunidade. “São projetos que buscam transformações nas estruturas sociais e pessoais, no ambiente coletivo, tudo trabalhando para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. Estamos unidos aos esforços do poder público, do terceiro setor, de todas as esferas para buscar o desenvolvimento com qualidade de vida”, disse.

“E a melhoria de uma comunidade passa, em sua essência, pelas pessoas”, complementou o gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Daniel Florenzano, ao ressaltar às iniciativas da Alumar nas comunidades, “trabalhamos em projetos para fortalecer e proporcionar oportunidades às pessoas, produzindo, num esforço recíproco e diário, uma relação de confiança e parceira com organizações da sociedade civil e as comunidades” afirmou.
Após o evento que oficializou a doação, representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da Alumar participaram de uma oficina sobre mobilização comunitária com o Instituto Alcoa e Estúdio Cais, com vistas ao planejamento de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA