Fotos: Janeto Oliveira

Na noite desta segunda-feira, 24/06, 240 alunos do Pelotão Mirim, do 4º BPM/Balsas recebem o certificado do pela participação e prática de aulas no projeto que já rendeu mais de 1500 adolescentes de Balsas, entre 10 e 14 anos de idade. Logo após a entrega dos documentos aos alunos que concluíram o curso, outros 320 meninos e meninas foram recepcionados a ingressar no Pelotão Mirim 2019.

Com o pátio do quartel lotado de crianças e pais ou parentes, os formandos cumpriram as ordens de comando de policiais com o intuito de demonstrar, na prática, parte do aprendizado das disciplinas durante o período de convivência com instrutores e professores.

Por um ano, os alunos recebem instruções de civismo, ética, patriotismo, noções de trânsito, direitos humanos, primeiros socorros, hinos e canções, estudam temas como a Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, jogam xadrez, dentre outras atividades esportivas e extracurriculares. Os mirins também cumprem horário durante a semana, em período escolhido e são alimentados com lanches doados por empresários locais.

A presença marcante do idealizador do projeto ex-comandante Cel. Juarez Medeiros, que passou a responsabilidade dos próximos cursos para o atual comandante Mj. Gilberto Brito e dos apoiadores empresários da agricultura Isaías Soldatelli e José Carlos, da Aprosoja, que firmaram compromisso em manter as doações de alimentos deixou ainda mais confiantes os novatos alunos do Pelotão Mirim, que receberam as boas vindas do Comando Militar de Balsas.

Soldatelli falou sobre a importância do projeto e seus benefícios à sociedade balsense. “Lembro-me de quando, no Paraná fui vereador e pratiquei muitas ações deste gênero em minha cidade e aqui não quero ser diferente. Sinto-me honrado de fazer parte desta comunidade e da comunidade dos agricultores que se entregam as estas causas”. E mais: “Vejo o quanto é importante a formação de cidadãos do futuro, como os que vejo neste projeto, as mudanças de relacionamentos com os pais e com a própria sociedade”. Concluiu Isaías Soldatelli. O agricultor também lembrou do sr. Jorge Vieira Salib, que muito colabora com a instituição, disse que sempre vai estar à disposição, com seus colegas, “porque sei das dificuldades para encarar a realidade que vivemos e o Pelotão Mirim é uma instituição do bem”.

Coronel Medeiros agradeceu aos formandos, pela obediência e dos cumprimentos disciplinares, lembrou da dificuldades no início e dos resgates de “crianças que às vezes passavam fome em casa e que ali puderam encontrar comida, além de poderem alimentar seus espíritos e mentes de coisas relevantes”. O ex-comandante foi ovacionado por todos pela iniciativa que lhe garantiu confiança do governador em vários aspectos, como lhe “proporcionou a ampliação do 4° Batalhão e a criação de outros departamentos como o odontológico, que atende não só os militares, mas os alunos e familiares do Pelotão Mirim”. Medeiros também agradeceu aos patrocinadores do projeto, “àqueles que colaboraram e sentiram compaixão de algumas crianças, que muitas vezes não tinha o que comer em casa, mas aqui encontravam um lanche. E que muitas vezes me fizeram chorar de emoção e de alegria”.

O Comandante do 4º BPM/Balsas, Major Gilberto, ressaltou que deverá “dar continuidade ao projeto Pelotão Mirim, para que eles, ao final do curso, possam sair como futuros cidadãos, para que eles também possam levar coisas positivas para o resto de suas vidas, como respeito com as autoridades, como seus próprios pais, aos seus semelhantes e a si, para que possam ainda contribuir para a formação de sociedade justo”.

Divanete Amaral assistiu à recepção da Polícia Militar de sua filha, Maria Eduarda, 10 anos, na nova turma do Pelotão Mirim e disse que “estava muito feliz e agradecida a Deus por esta oportunidade”. A filha, Maria Eduarda, disse sentir-se “maravilhada por ter sido escolhida para fazer parte o do projeto, mesmo sendo uma garota aplicada e obediente aos pais”.

O formando Emerson Mota, 12, disse que está muito satisfeito de ter participado do projeto, “porque aprendi muita coisa boa, como ter mais disciplina e entender o que é a obediência aos pais, sem contar que foi aqui que fiz minha primeira viagem para a praia”.

A nova turma do Pelotão Mirim, com 320 alunos, teve início nesta terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA