Viajar sozinha é uma viagem de autoconhecimento. De passar muito tempo com nossos próprios pensamentos e de conhecer novas culturas, novos sabores e novos amores. Como é bom se descobrir inteira e melhor companhia para si mesma. Como é bom chegar em um lugar novo e sair de lá querendo ficar mais tempo. Vamos lá, coloca o cinto e pé na estrada. Vamos dar algumas dicas para que sua experiência seja ainda mais gostosa e você não tenha que voltar com uma mala de frustrações.

1 – Destino: Primeiro de tudo, escolha com carinho o lugar para onde você vai. Pesquise como é a recepção aos turistas, qual o idioma e moeda local, como tratam as mulheres nesse lugar. Procure saber se as pessoas nesse lugar são abertas e se você vai se sentir bem no meio delas, estando sozinha. Vai depender muito de qual o objetivo da sua jornada. Se você quer uma viagem para estar sozinha e não conhecer muita gente ou se você está em uma viagem para fazer amigos e estar livre de amarras de outras pessoas te acompanhando para todos os lados. A verdade é que qualquer uma das duas opções vão te dar uma sensação de liberdade e prazer nunca antes experimentada.

2 – Meio de transporte: Depois decida como você vai. Se vc for dirigindo, lembre-se da importância de fazer todo o preparo do seu carro antes de partir. Faça um seguro de carros e lembre de verificar se no lugar para onde você vai eles também pedem seguro social. Leve para fazer uma revisão, organize todos os pagamentos e guarde os documentos todos juntos caso alguém te peça. Às vezes o aluguel de carros é uma boa opção, pois os veículos em geral estão já preparados, revisados e prontos para viagens longas.

Se você vai de avião, procure comprar sua passagem com uma certa antecedência. Quanto mais próximo da viagem, mais caras as passagens de avião. Se você vai de trem ou ônibus, procure saber quais os mais usados para o trajeto que você vai fazer. Não entre em roubada de pegar um trem ou ônibus barato que te mete em enrascada. Queremos uma viagem sem dores de cabeça.

3 – Diário: Faça um diário de viagem. Ele será seu companheiro e depois vai lhe dar a chance de revisitar os lugares e as experiências que teve. Quando estamos sozinhos é sempre bom ter um local de registro de nossos pensamentos. Assim organizamos eles e aproveitamos ainda mais essa viagem de dentro para fora.

4 – Se cuidar sem o medo constante: A sociedade ainda reforça o estereótipo da mulher frágil que não pode andar sozinha. Mas a realidade é que você pode e deve. Sempre é bom estar atenta e ter cuidado com os lugares que você vai, horários e companhias mas somos seres independentes e livres para ir e vir. Se você montou um roteiro legal para a sua viagem, tenho certeza que você vai voltar cheia de histórias para contar.

5 – Mapas: Fique amiga dos mapas. Eles serão seu principal aliado. São eles que vão te ajudar a entender a cidade onde você está e como chegar nos lugares. Mapas ajudam a entender também o porquê de certos comportamentos culturais e sobre a história do lugar. Algo que recomendo é pegar sempre um mapa de papel do lugar onde você está e ir marcando os lugares por onde você vai. Uma viagem bem aproveitada é quando seu mapa está cheio de marcas e anotações.

 

Bon voyage! Se curta muito!

DEIXE UMA RESPOSTA