A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). A aula inaugural foi realizada, na primeira quinzena deste mês, com a presença do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, do vice-reitor e coordenador do projeto do Prodema na UFMA, Leonardo Soares; da coordenadora-geral da rede Prodema, Viviane Souza do Amaral; da coordenadora-local na UFMA, professora Samara Aranha Eschrique, além da presença dos docentes e alunos do doutorado.

O evento contou ainda com a palestra “Perspectiva em rede e interdisciplinaridade na Pós-Graduação: avanços e desafios”, promovida pela professora da Universidade de Brasília Doris Aleida Villamizar. O doutorado tem associação plena em rede e abrange oito universidades da Região Nordeste: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e, mais recentemente, a UFMA.

Pioneirismo

O programa tem qualificado recursos humanos em nível de doutorado em Ciências Ambientais na Região Nordeste desde 2010, tendo contribuído para a formação de centenas de doutores no Brasil e América Latina. O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, ressalta o impacto positivo que o programa em rede trará para a Universidade, especialmente, em relação à pesquisa voltada para o desenvolvimento ambiental. “Será mais um programa voltado para a Universidade, mais um doutorado”.

Avanços

Ao todo, temos vinte doutorados e 53 mestrados atualmente na instituição, e esse programa de doutorado se caracteriza, principalmente, para atuar na área ambiental. É um doutorado que trará inúmeros frutos para o Maranhão, temos uma equipe qualificada com um polo aqui e teremos a coordenação feita pela professora Viviane, da UFRN. Para nós, da UFMA, é uma satisfação ter um programa que já é nota 5 e, com certeza, com nossos professores e alunos qualificados, levaremos esse programa para uma nota 6 futuramente”, projeta.

 

Meio Ambiente

 

Leonardo Soares, vice-reitor e também um dos coordenadores do projeto Prodema na UFMA, compartilha o sentimento de satisfação em agregar a rede na Instituição. “Hoje é um dia de muita alegria na UFMA, pois estamos dando um start em um novo programa de Pós-Graduação em nível de doutorado: o curso de Desenvolvimento do Meio Ambiente, que é curso nota 5 e envolve várias universidades do Nordeste do Brasil, um curso consolidado com a UFMA. Nós, como pesquisadores, com um trabalho colaborativo com o Departamento de Oceanografia e Limnologia e com o apoio da gestão superior da UFMA, conseguimos, em 2019, a aprovação do mestrado e, ano passado, conseguimos a aprovação do doutorado”, lembra. (Com SCE-UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA