As 92 pessoas aprovadas no último concurso da PM participaram da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados, 2018, do 4º BPM/Balsas, proferida pelo juiz de Direito, dr. José Francisco de Sousa Fernandes, da 4ª Vara da Comarca de Balsas, na noite desta quarta-feira, 04/04, no auditório da Unibalsas – Faculdade de Balsas.

Durante a palestra, proferida pelo magistrado, os futuros soldados, público convidado, imprensa e PMs graduados, além do comandante Ten./Cel. Juarez Medeiros e do sub-comandante Major Gilberto Brito ouviram o Juiz, que resumiu a palestra em três fatores principais para tirar o melhor de si, na corporação de segurança do estado. Em quase duas horas, o tema discorreu sobre “Justiça, Patriotismo e Cidadania”.

Zumba, inspetor da PRF; Lusivaldo Lira, vereador; drª Ana Cecília Delavy, advogada; dr. José Francisco, juiz de Direito; Ten./Cel. Juarez Medeiros, cmdt; mj. Gilberto Brito, sub cmdt; representante do Corpo de Bombeiros; sjtº Elton, presidente do Clube Cabos e Soldados e Mizael, cmdt. DMT/Balsas

Durante duas horas de palestra, dr. José Francisco explanou detalhes sobre os três temas iniciais do curso, e disse que “eu desejo muita sinceridade. Que eles possam levar estas lições não só agora, mas durante toda sua vida profissional, durante toda sua trajetória como seres humanos, cidadãos brasileiros, futuros militares. Absorver essas noções de ética, noções de pátria, amor mesmo pela nossa República. Que eles saibam que o trabalho deles é de suma importância para a segurança pública e consequentemente para a segurança da nossa sociedade, de maneira geral. Então desejo que eles tenham uma preocupação em guardar os elementos humanísticos, que serão traduzidos em transformações físicas, estudarão direito propriamente dito, a parte relativa ao Estatuto dos militares, os regulamentos da prova Militar do Estado do Maranhão, mas que o que for dito aqui em relação ao homem, que é o destinatário de todo esse sistema, que eles guardem enfim, eu espero dos nossos policiais militares entre outras coisas e em primeiro lugar uma formação humanística.”.

A futura soldado Francisca Daiane Bezerra, 26, natural de Bacabal/MA, moradora em Balsas desde 2002, disse que “sempre admirei assim, o Regime Militar. Esta é a segunda vez que eu presto concurso. Me preparo e gosto da disciplina, da questão da envolvimento com a segurança pública”. Sabedora de que este curso de formação é somente mais um etapa, Francisca diz continuar se preparando para os obstáculos vindouros. “Para poder vencer e ser nomeada”.

Cíntia Barros Lima, 25, Araguaína/TO diz que “é uma honra estar perante a Corporação atuando, exercendo a cidadania e protegendo a sociedade”.

Mateus Vieira, 19, Caldas Novas/GO, mas atualmente mora em Palmas/TO, disse que com certeza “é uma carreira que desejo seguir.”. Mateus, que trabalhava na Secretaria de Saúde, em Palmas, disse ter largado tudo, até trancou a faculdade de Direito, para se dedicar ao concurso. “É a realização de um sonho, que desde criança sonhava ser um policial. A minha felicidade é hoje, estar podendo dar o primeiro passo, me enche de imensa alegria”.

O comandante Juarez Medeiros Sobrinho, do 4º BPM e do Policiamento de Área de Interior Sul 6 (CPAI6-Sul), comentou que o CFDs iniciou com 3.750 candidatos em todo o estado. Nesta primeira etapa terá duração de três meses, com as disciplinas de Direito: Penal, Humanos, Constitucional, Legislação Organizacional, Educação Física e Policiamento Comunitário onde, após o curso, 1.200 candidatos que obtiverem o melhor resultado permanecerão já como Policiais Militares.

Dos 92 candidatos, 36 são estudantes de Educação Física, Licenciatura em Física, Agronegócios, Ciências Contábeis, Direito, Sistema de Informação, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Pedagogia e Licenciatura da Biologia; 01 aluno tem formação superior (Engª Ambiental); 04 tem pós-graduação; 46 tem nível superior completo, em diversas áreas; 17 com Ensino Médio.

Os alunos de Balsas também também vieram de outros estados, como: 61 do Tocantins; 30 do Maranhão (11 de Balsas) e 01 do Piauí.

Ao final da palestra, o comandante do 4º BPM/Balsas, Ten./Cel. Juarez Medeiros concedeu ao Juiz dr. José Francisco de Sousa Fernandes Certificado de Agradecimento, os quais foram ovacionados longamente como méritos da aula inaugural.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − nove =