O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, retificou o edital referente ao Processo Seletivo de cursos técnicos de nível médio 2018. Os candidatos deverão ficar atentos ao Edital de Retificação Nº 37, de 1º setembro de 2017. A ação prorrogou a data para solicitar a gratuidade do valor da inscrição, que se encerraria dia 1° de setembro e se estende agora até dia 4. A divulgação do resultado será no próximo dia 6. O início do período de inscrição também foi alterado para o dia 7 de setembro, permanecendo a data de encerramento no dia 6 de outubro de 2017.

Sobre o seletivo – Serão ofertados 39 cursos técnicos em um total de 6475 vagas distribuídas em 26 municípios do Estado.

As vagas serão destinadas para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Do total de vagas, serão ofertadas 320 para São Raimundo das Mangabeiras, divididas entre os cursos de Informática (Integrada), Aquicultura (Subsequente), Agropecuária (Subsequente), Administração (Subsequente) e Geoprocessamento (Subsequente).
O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + 3 =