O Maranhão corre risco de inundações e deslizamentos nesta quarta-feira, 15/02, segundo aviso geohidrológico emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o alerta, há previsão de pancadas de chuva. “O acumulado pluviométrico ainda é alto decorrente da chuva ocorrida nas últimas 48 horas e, dessa forma, é média possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos”, diz o aviso.

Na segunda-feira, 13, um aviso semelhante já havia sido emitido pelos institutos. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) provocaram desde o início da semana, muita chuva no litoral do Maranhão. Entre 02h00 e 14h00 de segunda, por exemplo, choveu 147 mm, pela medição do Inmet. Ontem, 14, a umidade seguiu bastante elevada no Maranhão e, com o tempo abafado, as nuvens continuaram se formando em todo o estado.

Por causa da chuva da segunda, São Luís teve a tarde mais fresca do ano até agora. O tempo muito instável impediu a elevação da temperatura. Na capital maranhense, pela medição do Inmet, a temperatura máxima foi de 26,1°C e o volume alcançado foi de quase 40 mm.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + onze =