Em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana na Alemanha, a igreja de Balsas, com 35 anos de atuação no município, ministrada pelo pastor Nicolau Nascimento Paiva, que convidou o público para uma palestra que ilustrou em 4 itens a história de Martinho Lutero perante os dogmas da igreja Católica. A palestra aconteceu no auditório da UFMA e contou com a presença do bispo da Diocese, dom Enemésio Ângela Lazzaris, os padres Nadir, Jorge Birk e membros da igreja Luterana de Balsas.

Os palestrantes foram o 1º Tenente Capelão do 4º BPM/Balsas Pe. Aires de Sousa Santos, que usou o tema “Pós Vaticano II e Reforma Luterana, o professor de História do colégio Dom Bosco Vander Sulzbach “Livro de História do Brasil e Reforma Luterana”, Rodrigo Costa – membro da Pastoral da Juventude e estudante de Teologia “Lutero e Educação” e o Pastor Nicolau Nascimento Paiva “Lutero e a ‘Teologia da Prosperidade'”.

Se a pequena cidade de Wittenberg, no leste da Alemanha, transformou-se nesta terça-feira, 31/10, em uma “Meca” do protestantismo durante a celebração do aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, em Balsas, os mais de 160 luteranos também celebraram a data com muita religiosidade e conhecimento de Lutero.

Foi na porta da igreja de um castelo local, segundo a tradição luterana, que o então frade Martinho Lutero pregou, no dia 31 de outubro de 1517, suas 95 teses com críticas à Igreja Católica — ele foi excomungado quatro anos depois. O evento marca o início da divisão entre católicos e protestantes.

Na Alemanha, Lutero não é apenas um líder religioso, mas uma figura de profunda influência cultural. Sua tradução da Bíblia colaborou para a padronização da língua alemã, e o estímulo da sua leitura ajudou a promover a educação no país.

Para o pastor Nicolau Paiva, que proferou o tema “Lutero e a ‘Teologia da Prosperidade'”, “através das 95 teses de Lutero podemos definir Lutero como um ‘homem de fé, sabedoria e coragem!’Na perspectiva pedagógica de vida comunitária definimos a Reforma como orientação: Vida e ensino de Lutero. A doutrina da Reforma se define em 4 pilares:

1) Somente a Graça; 2) Somente a fé; 3) Somente Jesus Cristo; 4) Somente a Escritura.”.

TESES

O pastor Nicolau diz que são frases, afirmações que defendem ou questionam uma ideia ou modo de agir e convidam para discutir o assunto.

“No desdobramento das 95 teses de Lutero aparece as características de “Vida e ensino de Lutero”. Quem já assistiu o Filme “Lutero o Rebelde!” deve ter percebido um crescente na sua história de vida, que em termos teológicos, essencialmente pastoral, falamos do AMADURECIMENTO DA FÉ. Lutero vive isso intensamente – existencialmente! Ele foi homem de sua época. Por isso uma tese que defendemos hoje: Uma Igreja “sempre reformanda”, ou seja, não estamos totalmente prontos/as, pois, estamos sempre em reforma e o Planejamento Estratégico das nossas Comunidades da IECLB desafia a este constante agir – Planejar, Avaliar e Celebrar! Assim, nos desafiamos como Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Balsas (CECLB).

Lutero percebeu que a Igreja estava se afastando dos ensinamentos de Jesus e afirmou que as indulgências eram um meio de comercializar o perdão de Deus e oferecer uma falsa garantia de salvação.

Contra a venda de indulgências Lutero elaborou 95 teses propondo uma grande reforma na igreja.

Entre as teses, uma muito famosa foi a tradução da Bíblia para a língua do povo. Isto foi muito importante para a Reforma. Depois de impressa foi espalhada para toda Alemanha. Consequentemente, com a ajuda da imprensa, o movimento da Reforma espalhou-se rapidamente chegando, inclusive, nos mosteiros. Com o passar do tempo, missas começaram a ser reformuladas e celebradas em alemão. Padre e freiras abandonaram o convento e alguns chegaram a se casar. Também Lutero veio a se casar, no dia 13 de junho de 1525, com a ex-freira Catarina Von Bora. O casal teve três filhos e três filhas: João, Elisabete, Madalena, Martim, Paulo e Margarete. A Catarina estar citada entre as Mulheres da Reforma (Ver lançamento novo da Editora Sinodal – Mulheres da Reforma).”.

Dom Enemésio, bispo da Diocese de Balsas, acentuou as dificuldades dos encontros entre as igrejas e colocou um fato como este uma prerrogativa muito importante para a união,em prol da sociedade. “Essa caminhada entre luteranos e católicos vem do Concílio Vaticano II há 50 anos ou mais e é uma comunhão que se estende também a outras igrejas históricas, como os anglicanos, os metodistas, os presbiterianos – Igreja Presbiteriana Unida. É muito interessante, bonito, evangélico. Isso porque Jesus quer que haja um só rebanho. Nós precisamos deixar de lado o que nos divide, o que nos separa e sempre mais procurar aquilo que nos une. Não só entre as igrejas, digamos o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs mas outras igrejas também e nós temos tentado aqui em Balsas muito esse encontro, essa unidade com pastores das igrejas digamos pentecostais, evangélicos, mas temos tido dificuldades. Esperamos que com o passar do tempo, com o andar da carruagem, também haja essa abertura, haja é essa possibilidade de um encontro, de uma comunhão, para a gente ver tantas pautas comuns, não só em termos de bíblia, evangelho, mas pauta a nível social, na luta do dia a dia por direitos, pelo meio ambiente, pela ecologia, pela casa comum. Isso é comum para todas as igrejas, então deveríamos sempre mais nos encontrar para assumir, para lutar na mesma direção com mesmo tema, com a mesma preocupação.”.

Padre Aires de Sousa, após 05 anos de convivência na Alemanha, hoje de volta, e em seguida receber o título de 1º Tenente Capelão do 4º BPM/Balsas Balsas, diz:

“Eu vejo a reforma como um movimento necessário e indispensável né, seja não só no aspecto religioso, mas em todos os aspectos da vida. Nós somos seres em movimentos e precisamos estar sempre nos refazendo, nos reinventando, quer dizer, as 95 teses que Lutero colocou foram fundamentais para desencadear um processo de discussão e debate dentro da igreja para que a uma prática que já vi ali sentado e não tava mais respondendo às necessidades da igreja atual, encontra-se numa perspectiva, então infelizmente, normalmente acontece em relação as teses antítese e síntese para nos entendermos, seja no aspecto religioso, social, político e econômico, para que a sociedade no seu conjunto, como o sistema, possa interagir com os diferentes subsistemas que compõem a sociedade. É tão indispensável a reforma e a reflexão sobre as nossas vidas, sobre a nossa prática, sobre os nossos hábitos culturais e do ponto de vista teológico sempre aquele dilema, a nossa prática Pastoral está de acordo com o projeto, com a vontade de Deus ou não? Essa é a pergunta que nos impulsiona a mudanças, nos reformar, nos refazer e esse legado é passado de uma geração para outra geração.”.

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