A programação é aberta ao público e evidencia as oportunidades oferecidas pela formação técnica
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), em Balsas, realiza nos dias hoje, 5 e 6 de junho o Mundo SENAI 2025, evento que destaca o papel da Educação Profissional e Tecnológica no desenvolvimento da indústria e na formação de mão de obra qualificada. A programação é aberta ao público e visa aproximar estudantes, empresas e comunidade das oportunidades oferecidas pela formação técnica.
Nesta edição, os visitantes poderão participar de espaços interativos que apresentam, na prática, as profissões do presente e do futuro da indústria. As oficinas vão desde áreas como automação industrial, manutenção de motocicletas, informática aplicada à indústria, confeitaria, costura criativa, construção civil e sistemas inteligentes com Internet das Coisas (IoT), promovendo vivências dinâmicas em ambientes reais de aprendizagem.
O evento contará ainda com palestras, demonstrações técnicas, diálogo com representantes da indústria local e atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, como a oficina “Branding Pessoal no Papel: Vendendo seu potencial no Currículo”.
O Mundo SENAI acontece simultaneamente em sete unidades do SENAI no Maranhão, promovendo a valorização da educação profissional como motor da inovação e da competitividade industrial.
Destaques para a Imprensa:
- Imagens dinâmicas das oficinas e interações em laboratórios e espaços temáticos;
- Entrevistas com empresários, alunos e especialistas em educação profissional;
- Pauta alinhada à discussão sobre empregabilidade, qualificação e tecnologia;
- Dados atualizados sobre demanda da indústria por profissionais técnicos:
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL X EMPREGABILIDADE– De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), profissões técnicas apresentam os maiores índices de ocupação no país, com uma taxa de empregabilidade que supera 70% entre egressos de cursos profissionalizantes. Já o SENAI Nacional, no Mapa do Trabalho Industrial, aponta que até 2027 o Maranhão precisará qualificar mais de 128 mil trabalhadores para atender à demanda da indústria. No Maranhão, as áreas de formação que mais gerarão empregos até 2027 serão Logística & Transporte (com 48,2 mil trabalhadores), seguido por Construção (40,5 mil), Manutenção & Reparação (21,7 mil), Metalmecânica (14,1 mil) e Operação Industrial (12,4 mil). Analisando as áreas com o maior número de trabalhadores formais, o maior crescimento entre 2024 e 2027 será observado em Manutenção & Reparação (com um aumento de 8,1%) e Tecnologia da Informação e Serviços Gerais (ambos com uma expansão de 5,7%).
[pro_ad_display_adzone id="1326"]