Residência estudantil alugada pela gestão passada da UFMA e a nova Residência estudantil na cidade de Pinheiro.

De 2019 a 2023, UFMA investiu em reparos e equipou as residências

 A Universidade Federal do Maranhão mantém as residências universitárias para proporcionar a permanência de estudantes — em situação de baixa renda comprovada e vindos de outras cidades — na Universidade, garantindo-lhes moradia, estrutura e alimentação durante o período do curso.

A UFMA oferece aos residentes três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) no Restaurante Universitário, com o livre e gratuito acesso nos dias em que há o funcionamento. Para os dias em que o Restaurante Universitário não funciona, são enviados, semanalmente, os gêneros alimentícios.

Reunião dos estudantes coordenadores da residência do Centro com o Reitor Natalino Salgado Filho.

Segundo relatório apresentado pela UFMA, de 2019 a 2023, as residências estudantis foram beneficiadas com reformas, substituição de todos os colchões das casas, bebedouros, geladeiras, fogões, revisão da rede elétrica das residências, manutenções emergenciais de hidráulica e pintura e disponibilização de novos computadores. Além da capital, a Casa Estudantil da cidade de Pinheiro também recebeu melhorias.

Confira em anexo o relatório completo.

relatrio_residencia_estudantil

Durante a pandemia e pós-pandemia, foram realizadas várias manutenções nas três residências estudantis, como: serviços de hidráulica, pintura, elétrica e serviços diversos inerentes a uma moradia estudantil. Em Pinheiro, a UFMA contratou um novo imóvel, garantindo, assim, melhores condições aos estudantes da cidade. Em 2023, com retorno à normalidade das atividades acadêmicas, as demandas das residências estudantis ampliaram-se. Em maio, os estudantes apresentaram as demandas, e a gestão superior da Universidade vem priorizando as manutenções.

Nesta semana, a Casa do Estudante no Centro recebeu computadores, que já foram instalados, e as câmeras de segurança foram repostas e estão disponíveis. Já a Casa do Estudante no Bacanga recebeu um novo fogão. Nas próximas semanas, será finalizada a manutenção da rede elétrica e a climatização das áreas coletivas. Após a finalização das demandas da residência do Centro, a equipe da SINFRA (Superintendência de Infraestrutura) iniciará as manutenções pendentes nas residências do Bacanga e de Pinheiro, com novas manutenções da rede hidráulica, cozinha, quartos e iluminação externa.

Outras melhorias realizadas nas residências estudantis

Em setembro, o auxílio vale-transporte dos moradores da Reufma foi reajustado, e os residentes do Bacanga que estudam em unidades descentralizadas, ou fazem estágio obrigatório fora do câmpus também passaram a receber o auxílio.

Em Pinheiro, está havendo reajuste no auxílio alimentação, e os residentes estão sendo incluídos no programa de gratuidade do Restaurante Universitário.

Foi realizada a compra de dez novas máquinas de lavar, que serão distribuídas nas três residências estudantis.

DEIXE UMA RESPOSTA