O 4º Batalhão da Polícia Militar de Balsas e região, que corresponde a 13 municípios cumpriram na manhã desta sexta-feira o que chamou de Operação Malha Protetora. Segundo o comandante Mj. Gilberto Brito, a operação tem como objetivo “inibir assaltos a instituições, abordar quadrilhas, apreender armamento e drogas”.
Mj. Gilberto disse ainda que todas as cidades do sul do estado do Maranhão, principalmente em Balsas, onde desde desde cedo a polícia fechou as entradas da BR 230, MA 140 e BR 324 (MA 006) com barreiras, já que muitos veículos de outros estados cruzam estas BRs “considerando que aqui é porta de entrada para outros estados, com isso fazemos abordagens exatamente observando se há veículos roubados”.
O policiamento do 4º BPM também está checando, “juntamente ao sistema do Infoseg documentos dos veículos suspeitos, já que há muitos veículos clonados na região, pessoas com mandado de prisão – que automaticamente ficam preso, no ato da abordagem -, através do CPF dos ocupantes de veículos”.
Outra situação que imbui a operação é a busca de pessoas ou quadrilhas que estão envolvidas com roubos de produtos e máquinas agrícolas, “já que nossa região vive disso e esta ação é frequente”.
O Mj. Gilberto afirmou ainda, que esta “operação deverá ser mensal, para garantir a segurança aqui na nossa região”.
Com relação ao festejo, o Major foi contundente ao afirmar que “apesar de receber muitos fiéis de fora, pessoas de bem, outras pessoas, com outros intuitos que não do da fé, estarão aqui para praticar crimes. É aí que entramos para proteger o cidadão. Para que todos possam curtir os festejos e cumprir suas missões com mais tranquilidade, em Balsas”.