Em 2023, os crimes de homicídios, Balsas/MA, tiveram um acréscimo significativo se comparado com 2022 que foram registrados 35 homicídios. A cidade possui 100 mil habitantes e apresenta índices entre os mais altos do Maranhão e do Brasil, com 45 homicídios registrados em 2023. Beste início de 2024 já contabiliza 03 casos.

O Delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP de Balsas,  David Passadas, em entrevista ao canal Alerta Balsas, destacou os investimentos feitos na Polícia Civil. “Em 2022 houve uma redução no número de homicídios, algo que creditamos aos investimentos feitos como a criação da DHPP, que conseguiu combater e prender criminosos perigosos, mas não basta a instalação de uma delegacia, sem que seja dadas condições para ser efetiva exercício”, disse.

Segundo o delegado Passadas, a cidade precisa urgentemente da instalação de unidade do Instituto de Criminalística – ICRIM e Instituto Médico Legal – IML, componente importante na investigação e elucidação de Crimes Violentos Letais e Intencionais – CVLI.

“O governo precisa melhorar os investimento na polícia investigativa e trazer soluções para esses crimes; caso contrário estaremos empilhando inquéritos, um em cima do outro sem solução; gerando uma sensação de insegurança a sociedade e impunidade aos criminosos que continuarão a praticar seus crimes cada vez mais estimulados a violência”, destacou Dr. David Passadas.

Já os casos de feminicídio foram reduzidos, no ano passado, com apenas 02 casos registrados, embora a polícia civil reconheça que exista violência doméstica e lesões corporais; um excelente trabalho vem sendo desenvolvido pela Delegacia Especializada da Mulher – DEM, e uma rede de proteção tem contribuído de forma significativa conscientizando a população e diminuindo os índices no município.

 

Vom informações DSM/Diego Costa

DEIXE UMA RESPOSTA