No início da madrugada desta quarta-feira a população de Fortaleza dos Nogueiras foi dormir assustada, sob o grande barulho dos tiros emitidos por um grupo de bandidos armados e em carros e moto que tentaram, sem êxito, explodir os caixas eletrônicos da agência do BB e atearam fogo contra a prefeitura. Além disso os bandidos atiraram bastante contra a delegacia, onde haviam policiais.
O soldado Martins, que estava no interior do prédio, no momento dos tiroteios, ficou sitiado e pedindo reforço aos colegas.
O comandante Medeiros e o grupo de Operações Especiais, que estavam na guarda de um indício de rebelião na penitenciária de Balsas, se deslocaram rapidamente àquela base.
Após renderem o prefeito eleito Aleandro Passarinho e baterem o carro, os bandidos saíram atiram para todos os lados, como forma de intimidar os populares, bateram em Aleandro, deferindo-lhe coronhadas em sua cabeça, segundo testemunhas. O prefeito, neste momento se encontra no hospital, devido a alguns ferimentos.
Na tentativa de fuga, os bandidos deixaram um carro incendiado e um fuzil, além de dinamites que, segundo o comandante não houve tempo de explodirem.