Gerente da Ascom Sebrae, João Torres, recebe premiação durante solenidade do VII Prêmio Cazumbá de Turismo

Em um reconhecimento à atuação do Sebrae no Maranhão na divulgação de pautas e temas relacionados ao turismo, a Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom) da instituição foi premiada na sétima edição do Prêmio Cazumbá, considerado o “Oscar do Turismo” no Maranhão. O prêmio foi entregue no dia 31 de janeiro, em São Luís.

Consagrando o protagonismo do Sebrae com ações de apoio e para
estruturação da cadeia turística no estado, a Ascom foi premiada no
destaque Assessoria de Comunicação ligada ao Turismo em 2023.

Ao receber premiação, João Torres destaca conquista coletiva, que
fortalece estratégia de comunicação do Sebrae no Maranhão

Para o gerente da Ascom Sebrae, João Torres, esse desempenho e o
reconhecimento obtido com o Prêmio Cazumbá sinalizam a importância da estratégia de comunicação adotada pela instituição, que privilegia a divulgação de resultados que o Sebrae tem ajudado a gerar para o empreendedor e as transformações nos territórios a partir das vocações econômicas mais expressivas do estado e temas de interesse desse empreendedor, como é o caso do Turismo. “Ficamos felizes por essa conquista, um resultado que é de todo o time de profissionais que atuam na Ascom e também fruto dos esforços da nossa Diretoria por uma comunicação efetiva e estratégica, alinhada com os propósitos e a missão do Sebrae”, celebra o gerente.

David Felipe (gerente da UN Lençóis-Munim), Mauro Borralho (diretor
Técnico), César Guimarães (gerente de Inovação e Tecnologia) e João
Torres, na cerimônia de entrega do Prêmio Cazumbá 2023.

Resultados – Sobre a pauta, retratam esse vínculo com o turismo um
conjunto de 131 conteúdos específicos sobre o tema produzidos em 2023 pela Assessoria, além do suporte técnico à divulgação de ações da área e da produção de peças publicitárias. Mas também a cobertura de 11 eventos de repercussão nacional como a 50ª Abav e Expo, no Rio de Janeiro; o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções (RJ); Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, em Curitiba-PR; reuniões institucionais no Ministério do Turismo e Embratur, em Brasília; missões e famtours nacionais e internacionais a polos turísticos do Maranhão, dentre os quais o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, entre outros. Mas,
principalmente, a divulgação de casos que mostram o impacto das ações e parcerias do Sebrae para o empreendedor e os negócios do turismo.

Esse conjunto de ações se soma ao desempenho da Ascom que, ao longo do ano, utilizou-se de vários instrumentos para potencializar a divulgação, não só do turismo, mas das ações do Sebrae em geral, com o uso de todos os canais disponíveis (Portal Sebrae, Agência Sebrae de Notícias, Maillings Regionais e Canais Digitais).

Em 2023, entre os meses de janeiro a dezembro, a Ascom produziu,
internamente ou com o apoio de fornecedores licitados, mais de 500
campanhas, de baixa, média e alta complexidade, além de ter atuado na gestão de cerca de 260 eventos de pequeno, médio e grande porte, na Capital e Unidades de Negócios, de interesse do Sebrae ou como parceiro.

Nas redes sociais oficiais da instituição, a audiência em 2023 alcançou 125.209 mil seguidores (somando os perfis nas redes Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok e YouTube). Para essas plataformas, foram produzidos mais de 5 mil conteúdos diferentes no ano. Vale destacar, também, a presença espontânea de notícias que citam positivamente o Sebrae na mídia local, com mais de 2,8 mil conteúdos divulgados. Além disso, o Sebrae foi notícia em, pelo menos, 118 diferentes veículos de comunicação em todo o Maranhão e fora dele (entre veículos impressos, tv, rádio ou internet) em 2023.

PRÊMIO CAZUMBÁ 2023

Além da Ascom, o Sebrae foi premiado na sétima edição do Prêmio Cazumbá nas categorias “Turismo, Inovação e Economia Criativa”, com a Rota das Emoções e seus Novos Desafios, ao lado do projeto de transformação de São Luís em Destino Turístico Inteligente (DTI), ação que é uma iniciativa do Sebrae em âmbito nacional, em parceria com o BID, no programa Turismo Futuro Brasil.

Na categoria “Projeto/Evento Cultural”, o Mobiliza SLZ sagrou-se
tricampeão, vitória compartilhada com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, também fruto de ações da instituição. Além disso, de maneira indireta, o Sebrae venceu na categoria “Instância de Governança/Conselho Destaque em 2023″ com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Luís, presidido pelo diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Também foram homenageados, na edição deste ano, personalidades e profissionais que têm somado com o desenvolvimento turístico no
Maranhão. Dois deles são do Sebrae: o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, David Amorim, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + 17 =