A UEMA – Universidade Estadual do Maranhão divulgou nesta quinta-feira, 05/08, o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2021. Confira a lista dos aprovados em: https://www.paes.uema.br/?p=2212.
A comissão do PAES fez a entrega virtual da lista dos aprovados para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, durante a solenidade realizada nesta tarde.
Para o reitor Gustavo Costa, os candidatos que participaram deste vestibular são vencedores porque superaram muitos obstáculos e mantiveram-se firmes na busca por profissionalização.
“Quero reconhecer que todos vocês, candidatos, são vencedores porque se submeteram ao processo seletivo em meio a uma pandemia, um momento absolutamente inusitado, diferente de tudo que havíamos vivido. Vocês tiveram que vencer obstáculos, tiveram que lidar com perdas e prejuízos no processo instrucional, mesmo assim, seguiram em frente, mantiveram o desejo de ingressar na universidade pública. A vocês todos o reconhecimento da UEMA pelo compromisso de cada um”, disse o reitor.
Dos aprovados no PAES 2021, 77,5% são oriundos de escolas públicas.
Para o reitor “77.5% dos aprovados são egressos de escolas públicas. Também destaco que, nesta edição, tivemos 26 candidatos classificados que têm alguma deficiência. O sistema de reservas de vagas para candidatos negros e de comunidades indígenas oportunizou o acesso a 240 novos estudantes. Com isso, acredito que, para além do papel acadêmico como instituição científica, a UEMA realizou um propósito social de inclusão, de respeito e de dignidade para todas as pessoas”, ressaltou.
Nesta edição do vestibular, foram ofertadas 4.080 vagas para Cursos de Graduação dos campi da UEMA e 855 vagas para a UEMAsul.
Os cursos mais concorridos desta edição são Curso de Formação de Oficiais PMMA – Sistema Especial de Reserva para Candidatos Negros (329 candidatos por vaga), Curso de Formação de Oficiais PMMA -Sistema Universal de Vagas (280 candidatos por vaga) e Medicina – Sistema Universal de vagas (153,48 candidatos por vaga).
No PAES 2021, inscreveram-se 43.956 candidatos. Desse total, compareceram aos locais de prova cerca de 56% deste quantitativo, o que corresponde a 24.487 candidatos.
Por conta da pandemia da COVID-19, as provas foram aplicadas em etapa única para dois grupos de candidatos de acordo com a opção de curso. Dessa forma, a aplicação aconteceu em dois dias para evitar aglomerações. Em cada etapa única, os candidatos responderam 44 questões objetivas de múltipla escolha e produziram redação sobre um tema específico.
O edital de matrícula com todas as orientações para os novos alunos será publicado em breve. De acordo com a Superintendente de Seletivos e Concursos, Cristiane Pestana, o período previsto de matrícula do primeiro semestre vai ocorrer de 16 a 20 de agosto e as aulas iniciarão em setembro.