Hoje, 22 de abril, o mundo celebra o Dia Mundial da Terra. A data representa a luta em defesa ao meio ambiente. O que você já fez pelo planeta?

Nesta mesma data, o “Projeto Laudato si: reflorestando o cerrado” faz o primeiro ano de seu lançamento pela Diocese de Balsas, que tem como objetivo promover o plantio de 08 milhões de árvores, em um período de 08 anos, nas 19 cidades da Diocese de Balsas/MA, juntamente com parcerias.

Em entrevista, o bispo Dom Valentim Fagundes de Meneses avalia as dificuldades na coleta e plantio de mudas de frutos do cerrado.

“Criar cultura e uma educação para nosso povo”. Dom valentim disse perceber que nem próximo das igrejas “não tem uma árvore”.

De acordo com o bispo, a metodologia corresponde o esforço de cada comunidade, instituições, orgãos públicos e privados, e as escolas devem ensinar o plantio de mudas.

Como europeu, Dom Valentim disse acreditar em uma campanha que surtiria efeito rápido, porém, aos poucos e lentamente viu as pessoas se manifestarem.

Ao final, o bispo relatou uma lista de frutos do cerrado, em especial da região sul do Maranhão, cujas sementes podem ser adiquiridas nas localidades e plantadas em viveiros. “Nós somos responsáveis pelo equilíbrio do nosso cerrado”.

DEIXE UMA RESPOSTA