Dez importantes setores foram pesquisados, como supermercados, concessionárias de automóvel, shoppings, planos de saúde, hospitais, entre outros.
O Instituto Impar Pesquisas foi às ruas no fim de outubro de 2016 para saber quais marcas estão na cabeça da população de São Luís. Mil e cem questionários foram aplicados em 76 bairros e mais de 130 pontos da cidade, sempre com a mesma pergunta: “Qual a primeira marca lhe vem à cabeça quando se fala em…?” Desse modo, 100% das respostas foram espontâneas e refletem a referência dos entrevistados em cada ramo.
Dez importantes setores foram pesquisados, como supermercados, concessionárias de automóvel, shoppings, planos de saúde, hospitais, entre outros. O resultado, avaliado pelo estatístico brasiliense Allan Ofuji, rendeu dados importantes para o mercado de São Luís.
“Essa é uma amostra interessante do ponto de vista do público. Com ela, marcas podem entender, de uma maneira global, com qual força atuam na mente da população de São Luís. Força essa que se deve muito ao investimento e desempenho na área de marketing e comunicação”, comenta o diretor de Gestão e Novos Negócios do Grupo O Imparcial, Pedro Henrique Freire.
É a primeira pesquisa de “Top Of Mind – As Marcas mais Lembradas” encomendada por O Imparcial ao Impar Pesquisas, instituto criado para atender com exclusividade demandas do grupo de comunicação. Para 2017, O Imparcial quer ampliar os setores pesquisados e premiar as marcas mais bem colocadas. Os dados da amostra serão detalhados e, segundo a diretoria, estarão disponíveis para consulta de parceiros e clientes.
A METODOLOGIA
A metodologia utilizada na pesquisa obedeceu a dinâmica face to face, quando o entrevistador bate à porta do entrevistado para aplicar o questionário com base em cotas variáveis de sexo, idade e renda. Em um primeiro estágio, é feito o sorteio das residências. Já em um segundo estágio, é realizado o sorteio do entrevistado dentro da residência observando o critério das cotas. É a mesma metodologia utilizada na pesquisa em domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PÚBLICO
A maior parte dos entrevistados – quase 60% – tem entre 25 e 34 anos (confira o quadro). Sendo assim, 55,55% foram mulheres e 44,45% homens. Cerca de 31,91% tem o ensino médio completo e 11,45% o ensino superior completo. Quanto à renda, a maioria dos entrevistados (34,45%) ganha entre R$ 880 e R$ 1.760,00.
O RESULTADO SUPERMERCADOS
A força do empreendedorismo
Quando se fala em supermercados em São Luís, o que lhe vem à mente? O Grupo Mateus está na cabeça de 73,6% da população da capital como referência em supermercados. Em seguida, com 13%, vem a rede Maciel. Juntas, as redes genuinamente maranhenses dominam 87% do imaginário. E a liderança absoluta dos Supermercados Mateus demonstra a força empreendedora do Grupo, hoje com quase 40 lojas em três estados.
ESCOLA PARTICULAR
Confiança no modelo
O tempo no mercado e a tradição do ensino pesaram na escolha da população ao lembrar das escolas particulares da capital. Grandes marcas lideram a pesquisa – Dom Bosco (19%), Batista (14%) e Reino Infantil (11%). Em seguida vem o Marista (9%). Um detalhe une os quatro líderes: todos têm ou tiveram em algum momento sede na região central de São Luís, o que teve peso signifi cativo no levantamento.
HOPITAIS
Maiores mais lembrados
Para a população, os dois maiores hospitais particulares são também as referências em atendimento médico na capital. Alcançam 50% da mente. São Domingos é citado por 32% dos entrevistados. Em seguida, a UDI, com 18%. Os hospitais públicos tiveram desempenho fraco e estão longe de ser referência para a população.
PLANO DE SAÚDE
Novidade mais lembrada
No quesito Plano de Saúde, a Hapvida, embora com menos tempo de atuação em São Luís se comparado às demais marcas, foi a mais lembrada entre todas as operadoras. Seguida pela Unimed (com 22%) e Unihosp (com 20%).
SHOPPINGS
As três referências
Nos últimos 10 anos, o boom de shoppings em São Luís triplicou o número de unidades. Mas três marcas seguem como referência na mente da população de São Luís. Shopping da Ilha, o mais novo dentre eles, foi citado por 32,64%, o São Luís Shopping, por 25,18%, e Rio Anil está na mente de 24,82% da população. O Tropical, o mais antigo, aparece com 9,18%.
FACULDADES/UNIVERSIDADES
A força das particulares
O Ceuma, a primeira particular da capital, hoje com três campi na cidade, foi a mais lembrada. A segunda, a Faculdade Pitágoras, o que demonstra a força das marcas particulares em São Luís. A UFMA, do governo federal, é referência para 16,7% da população. Em quarto, um dado interessante: a ex‐Faculdade São Luís (hoje, Estácio) é referenciada por 15,5% dos entrevistados. A população parece que não percebeu a mudança de titulação.
ARTISTA MARANHENSE
A força da Marrom
A pergunta é difícil, já que o gosto artístico é multivariado. Porém, 30% da população adota como referência artística do Maranhão a cantora Alcione, consagrada não só no Maranhão, mas em todo o Brasil. Entre os demais artistas mais citados, estão grandes nomes da música: entre eles Zeca Baleiro e Papete.
RESTAURANTES
Sabor e tradição
No quesito restaurante, dezenas foram lembrados. Os com mais referências, porém, foram os estabelecimentos mais tradicionais de São Luís, com sabor e histórias reconhecidos e com pelo menos 20 anos de atuação no ramo. A Cabana do Sol, hoje com duas unidades, foi lembrada por 20% dos entrevistados. Em seguida, vem o Cheiro Verde (15%), que há décadas mantém o sabor e a intimidade com a gastronomia maranhense. Prevaleceu, portanto, a tradição.
LOJAS
Grandes marcas do Brasil
Dentre as lojas de moda, uma disputa acirrada entre grandes marcas de departamento. Riachuelo foi a mais lembrada, com 23%. Em seguida, os entrevistados apontaram as Americanas (22%) e a Marisa (20%). Outros somam 16% dos citados.
CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEL
Disputa acirrada
No quesito Concessionária de Automóvel, as marcas Dalcar e Cauê (Chevrolet), ambas do mesmo grupo econômico, aparecem em primeiro (21,45%) e terceiro (10,73%). Em segundo, citada por 20,25% dos entrevistados, está a Duvel (Ford).