O fato aconteceu na tarde do feriado de 07 de setembro, na  Fazenda Cocalinho, quando um casal de adolescentes discutiram. O namorado da garota de 15 anos, cujo nome não pode ser revelado, a levou para a casa de seus pais. De acordo com as informações recebidas pela Redação deste jornal, a jovem teria saltado da moto, correndo desesperada para dentro de sua residência pedindo um corda para se enforcar. Em seguida saiu com uma cordo mato adentro.

Os pais e outras pessoas tentaram entender o que estava acontecendo, quando resolveram ir atrás da jovem, que já estava em uma árvore com a corda amarrada, pronta para pular. Mas aos gritos de desespero e embaixo da árvore, impediram que a mesma cometesse o suicídio.

Em seguida trouxeram-na para atendimento médico no HBU, em Balsas e passa bem.

JOVEM COMETE SUICÍDIO EM BALSAS

ridisson

Na manhã desta quinta-feira, mais um jovem comete suicídio sem deixar vestígios. Até o momento não se conhece a causa deste ato praticado por Rickson Carvalho, 20. Rickson era estudante da Unibalsas, no curso de Ciências Contábeis.

Para os amigos, Rickson era uma pessoas muito “divertido”, sempre sorridente e não aparentava nenhuma perturbação psicológica ou intriga com alguém.

O último caso de suicídio em Balsas, aconteceu no dia 25/07, quando o jovem Abílio Salviano Dias Neto, 23, morador da avenida contorno 635, no bairro da Trizidela praticou o próprio óbito.

suicidio1jovem

Relatório da OMS aponta que o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo

Novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.

Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos),  seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).

O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

O QUE LEVA UMA PESSOA AO SUICÍDIO?

O que leva uma pessoa ao suicídio? O suicida costuma ameaçar antes de praticar o ato? Deve-se acreditar em uma ameaça de suicídio como um fato ou como chantagem emocional?
Dados epidemiológicos mundiais indicam de forma clara que os comportamentos suicidas constituem um importante problema de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2020, aproximadamente 1,53 milhões de pessoas no mundo morrerão por suicídio. Um número 10 a 20 vezes maior de indivíduos tentará o suicídio.

Como identificar um comportamento suicida

Um comportamento suicida envolve as ações suicidas sem intenção de serem fatais, as tentativas de suicídio que também não são bem sucedidas e o suicídio consumado.
Alguns comportamentos que podem indicar uma possível tentativa de suicídio podem ser:
Dizer frequentemente que vai se matar;
Fazer um testamento;
Começar a tratar de assuntos pendentes de repente;
Ir visitar amigos ou familiares que já não via há muito tempo;
Comprar uma arma, mangueira, corda ou comprimidos, por exemplo;
Escrever uma nota de suicídio;
Ficar muito triste ou muito contente de repente;
Perda de interesse em atividades que gostava.
Outros sintomas que também podem indicar que o indivíduo tenciona se suicidar são o desânimo, a baixa auto-estima, os distúrbios do sono e do apetite, o abuso moderado de álcool, a insônia, a incapacidade de concentração, a desesperança e os pensamentos persistentes sobre a possibilidade de algo ruim acontecer.
Geralmente, os indivíduos que desejam se suicidar sofrem de depressão ou ansiedade grave e não costumam dizer que o planejam fazer, principalmente ao psicólogo, se estiverem a ter consultas, mas quando o fazem, normalmente contam a um amigo próximo ou membro da família. O medo e a insegurança também podem levar a um transtorno chamado Síndrome de Boderline, veja os sintomas aqui.
O que fazer para prevenir uma tentativa de suicídio
As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio deve-se retirar todo o material que possa ser utilizado para o indivíduo se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde ele passa muito tempo. Isto evita que o indivíduo sinta impulsividade para se ferir, fazendo com que tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os seus problemas.

Primeiros socorros na tentativa de suicídio

Os primeiros socorros no caso de qualquer tentativa de suicídio incluem ligar imediatamente para o 192 e observar se a vítima está respirando e se o coração está batendo. Além disso deve-se verificar a temperatura e a cor da pele porque se a pele estiver muito fria e muito pálida, pode ser tarde para tentar salva-la.

Em caso de suicídio, o que se pode fazer para tentar salvar a vítima é iniciar a massagem cardíaca, caso a vítima não respire e seu coração não esteja batendo. 

  • Cortar os pulsos: Fazer pressão nos pulsos com roupa, panos limpos ou outro tipo de tecido para parar a hemorragia até chegar a ambulância;
  • Queda: Não mexer na vítima, pois ela pode ter fraturado a coluna, podendo levar a sequelas, como paralisia, e parar a hemorragia, caso a vítima esteja sangrando da queda até à chegada da ambulância;
  • Ingestão de veneno, remédios ou drogas: Se a vítima conseguir engolir, deve dar água com muito sal para provocar o vômito e esperar ajuda médica. Os remédios para dormir como Rivotril e Xanax geralmente são os mais utilizados.
  • Enforcamento: Se a vítima ainda apresentar movimentos, levantá-la ou colocar uma cadeira, móvel ou objeto alto por baixo dos pés;
  • Afogamento: Retirar a vítima da água, deitá-la de barriga para cima e iniciar massagem cardíaca e respiração boca-a-boca até à chegada da ajuda médica;
  • Arma de fogo: Fazer pressão no local do tiro com panos limpos, roupa ou outro tipo de tecido para diminuir a hemorragia até a ambulância chegar.

As tentativas de suicídio, normalmente, estão relacionadas a depressão não tratada, e é frequente o indivíduo tentar se suicidar mais do que uma vez, por isso, é importante que a vítima seja acompanhada por um psicólogo ou psiquiatra, para que recupere a vontade de viver.

Antes de uma tentativa de suicídio o indivíduo pode deixar algumas pistas do que pretende fazer e por isso é importante dar atenção ao que ele diz, porque é muito frequente dizerem: – Não aguento mais, prefiro morrer. Podendo deixar até mesmo mensagens como esta escritas num papel. É importante não deixar o indivíduo sozinho e oferecer o tratamento necessário, além de ficar atento a outros comportamentos suicidas que ele possa apresentar.

 

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 − 3 =