Hoje, sexta-feira, 18/10, é comemorado no Brasil o Dia do Médico. Parabenizamos todos aqueles que se dedicam a salvar vidas, a retardar a morte e a devolver a alegria a muita gente. Uma data que nem sempre é ele quem ganha presente, mas em Balsas, tanto o médico como o paciente ganham concomitantemente o sonhado dia feliz.

Pacientes aguardam cirurgiões.

E para antecipar as comemorações do dia do profissional da medicina,o prefeito de Balsas/MA, que também é médico, Dr. Erik Augusto Silva entregou, nesta quinta-feira, 17/10, o novo Centro Cirúrgico completamente reformado e com equipamentos de última geração. Neste mesmo dia iniciou um grande mutirão de cirurgias, projeto que vem praticando desde o início de seu mandato.

Paciente sendo preparada para cirurgia.

Também como presente antecipado para a população, o mutirão de 20 cirurgias organizado pela ABM – Associação Balsense de Médicos, foi concretizado no Hospital Balsas Urgente, além de consultas com o otorrino Dr. Jorge Ido e consultas dermatológicas com a Drª Paula, nos bairros Veneza e Joaquim Coelho.

Para o prefeito, que trabalha no HBU desde 2002, disse saber muito bem das dificuldades que sempre passou a entidade, vem procurando devolver a mais comodidade no trabalho dos médicos, como salas de cirurgias mais equipadas, máquinas de esterilização com equipamentos novas e cozinha e sala de refeição mais aconchegante para os colegas. “Projetado pelos próprios médicos a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico hoje está de acordo com o que a Vigilância Sanitária pede e obriga ter. Hoje, nós estamos 100% correto no tocante ao Centro Cirúrgico”. Confirmou o médico prefeito.

Dr. Erik afirmou também que os mutirões não eliminam as cirurgias diárias, “04, 05, 06 hoje com mais as 20, em regime de mutirão, deverão chegar a 25 ou 30 cirurgias somente no dia de hoje. Então as cirurgias acontecem todos os dias. Quando a fila começa a crescer a gente faz um mutirão para diminuí-la”. Disse o prefeito.

A simpática diretora do HBU, Marielza Barros, ressaltou que as mudanças no Centro Cirúrgicos ocorreram por várias necessidades e planejadas pelo próprios profissionais da instituição, “porque quem trabalha aqui dentro sabe a necessidade de cada setor”, como as salas pós cirurgia e de estar ou refeição para os médicos “que antes almoçavam até em pé ou na própria cozinha”. Também ficaram separadas as salas de material cirúrgico das salas material usado e de esterilização.

Para o presidente da Associa Balsense de Médicos, Dr. Luciano Arruda Macêdo, “essa parceria entre a Associação e a prefeitura traz hoje para dentro do Centro Cirúrgico 04 cirurgiões, dois anestesistas como voluntários. Apenas recebem pagamentos os plantonistas, os outros são voluntários, que vem para doar seus serviços para a população de Balsas, em comemoração ao Dia do Médico, em respeito ao nosso prefeito que sempre nos dá condições de atuar”.

O Secretário de Saúde, Raylson Felix Barros, afirmou que neste mutirão que antecedeu o Dia do Médico, 35 profissionais no geral e pelo menos 10 médicos cumpriram metas, “sendo que uns no mutirão hospitalar e outros nas unidades de saúde”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA