O Sindicato dos Produtores rurais de Loreto, em parceria com a SEINC (Secretaria de Indústria Comércio e Energia do Estado do Maranhão) e a empresa Camil Alimentos S/A, formalizaram termo de compromisso para doação de uma máquina de vulcanizar pneus a favor do Sindicato.
Essa parceria foi firmada através de uma solicitação encaminhada à SEINC pelo presidente do Sindicato, Alessandro Costa, que na oportunidade apresentou o Projeto Reciclar ao secretário Simplício Araújo e ao adjunto Expedito Jr. visando a instalação de duas (2) fábricas no município de Loreto.
Uma fábrica de produção de vassouras a partir de garrafas PET, a ser instalada em breve na sede do Sindicato, e uma outra de vulcanização de pneus, que já foi adquirida e será instalada juntamente com a oferta de treinamento para qualificação no povoado Buritirana. Tudo isso até o final do mês de fevereiro.
O objetivo desse projeto é diminuir o acúmulo de pneus e garrafas PET no meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar oportunidade de renda para população.
Para o presidente do Sindicato e criador do AGROLORETO, “reciclar é preservar, é reutilizar, é respeitar a natureza, é respeitar a si mesmo, é preciso pensar nas pessoas que vivem no nosso planeta”. E comunica: “Pensando nisso a 6° AGROLORETO, que também é promovida pelo Sindicato, vai enfatizar e abordar esse tema na edição de 2019”.