A convite do Presidente da FAMEM e prefeito Cleomar Tema a nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, visitará o Maranhão, quando debaterá projetos na área do desenvolvimento rural. A visita deverá ocorrer em fevereiro. A confirmação foi feita durante audiência esta semana, em Brasília, a reunião foi articulada pelo deputado federal José Reinaldo Tavares.
“Vamos organizar um grande encontro de prefeitos e apresentar ao novo governo federal um projeto para o setor agropecuário do estado, inclusive com ações estratégicas para o fortalecimento da Agricultura Familiar”, explicou Tema.
No encontro com os prefeitos maranhenses, a ministra Tereza Cristina vai apresentar o plano do atual governo para a Agricultura, que, segundo ela, está centrado em cinco eixos: água, produção, energia, pesca e titulação de terras. Ela também designou o seu assessor especial, Ademar Silva Jr., para acompanhar a FAMEM na elaboração de um grande Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para o Maranhão.
“A ministra nos afirmou que o Nordeste é prioridade neste novo governo, na área da produção. Portanto, já deixamos com a ministra um documento com medidas para possibilitar o avanço do setor agropecuário no estado do Maranhão”, enfatizou Cleomar Tema.
Na conversa com a ministra, o presidente da FAMEM também ressaltou a importância da participação dos municípios diretamente na política de desenvolvimento da Agricultura Familiar, “pois com certeza trará uma melhor condição de produção e vida para os produtores que necessitam de uma assistência técnica e transferência de tecnologias com o objetivo de aumentar a segurança alimentar”, acentuou.
Outro ponto destacado por Cleomar Tema na audiência, foi a necessidade da regularização fundiária, tanto do agricultor familiar, como dos pequenos produtores. “A partir dessa regularização eles poderão ter acesso a créditos e melhorar a comercialização dos seus produtos e consequentemente a renda familiar”, justificou o prefeito.
As medidas propostas pela FAMEM ao novo governo federal para alavancar a agricultura e pecuária do Maranhão tem destaque em seis pontos: Assistência Técnica para a agricultura familiar, pequenos e médios produtores; Plano de Regularização dos Abatedouros Municipais; Municipalização da Agricultura; Regularização Fundiária; Infraestrutura para escoamento da produção; Programa de Residência da Engenharia para os municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e assentamentos federal e estadual.
Do encontro com a ministra participaram também a Eng. Agrônoma Rita de Cássia N Cunha, da Coordenação de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da FAMEM e o ex-secretário de Agricultura de Timon, vereador Jair Mayner Silva.