As inscrições para oficinas, palestras e consultorias são gratuitas e já estão abertas
De 20 a 24 de maio, o Sebrae realiza em todo o Maranhão a Semana MEI, evento direcionado a quem deseja formalizar-se como Microempreendedor Individual (MEI) e para aqueles que já se formalizaram, mas querem melhorar seus negócios. As ações ocorrerão na modalidade presencial nas cidades de Balsas, Carolina, Tasso Fragoso e São Domingos do Azeitão.
A programação é totalmente gratuita e conta com oficinas, palestras e consultorias. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade do Sebrae em Balsas e nas Salas do Empreendedor dos municípios participantes. Os interessados também podem procurar a loja Sebrae para realizar a inscrição (https://ma.loja.sebrae.com.
Cenário da região Sul do Maranhão
Motivada pela extensa cadeia vinculada ao agronegócio, Balsas conta com várias oportunidades no setor de serviços e comércio, o que proporciona espaço para atuação dos pequenos negócios. Com os microempreendedores individuais não é diferente.
De acordo com levantamento do Sebrae, nos 15 municípios que compõem a regional de Balsas são 12.933 Micro e Pequenas empresas (MPE) ativas e destas são 5.370 microempreendedores individuais. Apenas em Balsas são mais de 2.800 MEIs ativos, das mais de 7.300 MPEs ativas.
De acordo com o gestor do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena, a programação foi pensada para atender às principais demandas dos empreendedores. “Essa é uma ótima oportunidade para quem é MEI e para quem deseja se formalizar e se capacitar de forma gratuita. Vale destacar que a formalização proporciona uma série de benefícios para os empreendedores como mais facilidade de acesso ao crédito e amplia as possibilidades de negócios”, explica.
Mobilização estadual
Em todo o Estado, serão cerca de 300 ações concentradas em 104 cidades abrangidas pelas 12 unidades do Sebrae e nas Salas do Empreendedor. A programação vai abordar temas como competências profissionais, formação de preço, presença digital, entre outros. Durante toda a semana os empreendedores poderão agendar consultoria para direcionar melhor os seus negócios.