Sala do Empreendedor de Balsas recebeu gestores das cidades de Barra do Corda e Grajaú para conhecerem o departamento e obterem frutíferas informações que possam ser aplicadas para melhorar o desenvolvimento de seus municípios.

Na manhã desta última terça-feira, 23/02, gestores, secretários e técnicos dos dois municípios estiveram em Balsas para conhecerem os modelos e técnicas desenvolvidos pela Sala do Empreendedor, com o intuito de atraírem novos investidores para seus municípios. O novo departamento da prefeitura de Balsas, é assunto que muito tem sido comentada no meio político e empresarial, em diversas cidades do Maranhão e na Famem.

A Sala do Empreendedor de Balsas comemorou, este ano, seu 1º aniversário de plena atividade com mais de mil atendimentos, fortalecendo a economia local com a formalização de pretendentes ao empreendedorismo e atualização constante dos empresários que buscam conhecimentos relacionados a novas normas ou modalidades. Isso foi um dos pontos principais que chamou a atenção de gestores das cidades do centro-sul do Maranhão.

354,3 km de distância de Balsas, via MA-006, Barra do do Corda é um município com território de 5.190,847 km², população estimada em 88.492 pessoas e PIB Per capta de R$ 8.239,59 – senso IBGE de 2018, possui economia baseada no setor primário, mais notadamente na rizicultura e a pecuária leiteiraO Secretário de Indústria e Comércio daquela cidade, Estevão Negreiros, disse à Folha do Cerrado que, através dos trabalhos feitos pela gestão de Dr. Erik e Adriano Tito, a comitiva pretende se espelhar em Balsas para se preparar para atrair empresas para Barra do Corda.

De Grajaú – cidade a 242,5 km de Balsas pela MA-006, com 8.863,570 km², população estimada em 70.065 pessoas e PIB Per capita de R$ 10.913,15 – senso IBGE de 2018, atualmente a vocação do município é a produção de grãos, com destaque para a soja, pecuária de corte e leite, extração de gipsita, produção de gesso e comércio varejista – a Secretária de Indústria e Comércio, Lucinete Nogueira, disse que “o modelo de gestão atual (de Balsas) é de excelência e vimos aprender e buscar um pouco de exemplos bons para melhorar em Grajaú”.

A Secretário disse, ainda, que busca indústrias para investir no polo gesseiro de Grajaú.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas, Adriano Tito, este encontro é um intercâmbio que mostra como Balsas passou a ser referência. “A nossa função é criar um bom ambiente de negócios… nossa parte é fazer bem feito, especialmente no processo de desburocratização… o prefeito nos deu todas as ferramentas e a gente espera contribuir com a sociedade.”.

Para Diógenes Souza, diretor da Unidade Regional do Sebrae em Balsas, “a função de existir do Sebrae perpassa obrigatoriamente pelas informações e contribuir decisivamente com a própria atividade dos pequenos negócios”.

Kleber Sousa, Coordenador do Senai, comenta a parceria (Senai, Senac, Sebrae, Sine, Acib e CDL) ao lado da Sala do Empreendedor, que criou um ambiente próprio para negócios.

Para Bruno Pereira, Coordenador do Sine, afirma o trabalho de excelência que a Sala desenvolveu.

Mantido pela prefeitura, a Sala do Empreendedor tem parceria com Sebrae, Senai, Acib e Sine e é o local de atendimento onde facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

 

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez + 19 =