Durante várias sessões da Câmara Municipal de Balsas, tem havido discussões entre os legisladores sobre o atendimento no Hospital São José, tudo porque a instituição fez acordo com os governos estadual e municipal, e que o mesmo não vem demonstrando melhoria, principalmente em relação ao atendimento.
Entre tantas falhas, o hospital vem fazendo um ajuste no quadro funcional e demitindo vários funcionários.
Além de algumas das contestações de alguns vereadores e das respostas descabíveis do diretor Samuel Peter, da referida instituição, no mesmo plenário, o secretário de Saúde do município, Dr. Luis Flávio, faz declaração ao público em sua página da rede social, sobre o fechamento do Hospital São José. A nota diz o seguinte:
“Tem surgido boatos a respeito de que a prefeitura de Balsas estaria fechando o hospital São José.Gostaria de esclarecer os fatos!
O hospital São José recebia da prefeitura até meados do ano passado 292.000/mês a partir daí devido ao alto índice de mortalidade materno infantil (maior do Estado do Maranhão)o governo do Estado passou a investir mais 300.000 /mês e enviou uma missão da OMS/OPAS pra ajudar a resolver o problema
A partir de janeiro com o início da administração do Dr Erik o repasse do município passou para 384.000 /mês totalizando 684.000/mês.
Todos os esforços foram feitos para a melhoria do atendimento às gestantes entretanto o resultado ficou longe do esperado
O quê se viu foi demissão de funcionários,filas,gestantes esperando pra ser atendidas sentadas no chão e funcionários sobrecarregados e mal remunerados.
Tendo em vista isso o governo do Estado junto com a prefeitura ,os 14 municípios da região resolveram seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde e levar a maternidade para o futuro Hospital Regional quando este for inaugurado devido ter melhor estrutura física,capacidade de atendimento,estrutura própria de transporte e seguir a lei que recomenda que os recursos do SUS sejam gastos preferencialmente em hospitais públicos.
Entretando a prefeitura ofereceu ao HSJ continuar oferecendo leitos de clínica médica ao SUS já que estamos inaugurando uma UPA no próximo mês e iniciamos as obras de ampliação do Hospital Balsas Urgente.
Infelizmente a administração do Hospital São José vem ,após demonstrar tôda sua incompetência em melhorar o atendimento,afirmando que se não fizermos o quê ele quer irá fechar o hospital!!! Ora se 70% da estrutura do Hospital é voltada ao atendimento de convênios e particulares,qual seria o motivo do fechamento?? Que o SUS tem por objetivo bancar o atendimento privado???
Caso a direção do Hospital decida fechar isso é uma decisão deles a prefeitura não tem esse poder sobre a iniciativa privada. Temos sim a obrigação de prover ao cliente do SUS o quê de melhor houver e jamais ceder a interesses privados e chantagem de diretor de hospital autoritário e incompetente.
Fica espaço para o pronunciamento do hospital.”
Dr. Luis Flávio – Secretário Municipal de Saúde