O Estado do Maranhão registrou 86 focos de queimadas no mês de janeiro deste ano, de acordo com a Supervisão de Desmatamento e Queimadas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). É o menor registro desde 2002.

O monitoramento das áreas é realizado via satélite e os dados são obtidos da plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, cujo Banco de Dados dos focos de queimadas são detectados pelos satélites NPP-375, AQUA_MT, TERRA_M-T, GOES-16, TERRA_M-M, AQUA_M-M, NOOA-18, METOP-B, NOAA-18D, MSG-03, NOOA-19.

Por ser uma ferramenta importante para elaboração de mapas temáticos, o monitoramento auxilia também na identificação de outras ações, como desmatamento e, a fim de obter maior precisão nos resultados e maior celeridade nas ações de fiscalização, a SEMA passou a contar com o Sistema de Monitoramento com uso de Imagens de Alta Resolução (3m) – Imagens da Planet, que utiliza mais de 130 satélites, com 04 bandas espectrais. Essas imagens são tratadas e confeccionados mapas temáticos sobre focos de queimadas utilizando os dados do INPE e uso do Qgis 3.6.

As queimadas causam sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a vegetação, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar, saúde humana provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Por isso, a SEMA realiza frequentemente fiscalizações pontuais, acompanhados do BPA – Batalhão Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, IBAMA, SAGRIMA, SAF e outros,  além do monitoramento e ações de Educação Ambiental, através dos programas Programa Fogo Zero (incêndio zero), Dia D contra as queimadas, palestras e fiscalizações, sempre buscando a melhor forma de monitoramento, controle e conscientização sobre as queimadas.

Supervisão de desmatamento e queimadas

É responsável pelo monitoramento dos focos de queimadas no Estado do Maranhão e possui em seu Plano de Trabalho as seguintes ações: capacitações, realização de seminários, palestras, além da realização de eventos visando sensibilizar a sociedade em relação aos danos causados pelas queimadas.

A Supervisão também orienta, planeja, revisa e executa ações relacionadas às políticas de controle, combate e prevenção ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais.

 

 

Fonte: SEMA

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + cinco =