inpEV inaugura central em Balsas/MA

A nova unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas atenderá os agricultores de parte do norte de Tocantins, do sul do Maranhão e Piauí.

O inpEV acaba de inaugurar sua mais nova central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.  Localizada em Balsas/MA, atenderá os agricultores de parte do norte de Tocantins, do sul do Maranhão e Piauí.

Com o início das operações desde 24/01, a região passou a contar com quatro unidades do inpEV para a devolução de embalagens: além de Balsas, o produtor rural poderá entregar seu material nas unidades de Alto Parnaíba/MA, Uruçuí e Bom Jesus, ambas no Piauí.

A Central de Balsas é a única credenciada no município para receber as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, conforme a Lei Federal nº 7.802/1989 (alterada pela Lei nº 9.974/2000 e regulamentada em 2002 por seu Decreto Federal nº 4.074).

Segundo Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do inpEV, a entidade opera de acordo com o Programa de Gestão Integrada das Centrais de recebimento e com as leis que regem a sua atividade.

“Em 31 de dezembro de 2022 a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), no Maranhão, com base na legislação que regulamenta o processo de licenciamento, autorizou o início de funcionamento da Central de Balsas. Além da SEMA, a operação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged)”, destaca.

“Como gestor do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa da indústria de defensivos, o inpEV desenvolve ações e projetos para tornar a agricultura brasileira cada vez mais sustentável, sem deixar de levar em conta as necessidades dos produtores rurais. Em duas décadas, 650 mil toneladas de embalagens receberam o destino ambientalmente correto, reciclagem (93%) ou incineração (7%)”, explica Antonio Carlos.

O gerente destaca também que “o êxito do Sistema Campo Limpo e o reconhecimento internacional só foram possíveis graças à integração de todos os participantes do elo da cadeia agrícola: fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e poder público”.

Central de Recebimento de Balsas/MA

Endereço: Av. 3 – S/N – Lote 34 – Quadra 32 – Parque Cidade Maravilha –

Contato: balsas@inpev.org.br

Responsável: Allyson Teixeira Rodrigues– Supervisor da Central

Celular: (99) 99156-2918

Endereço do agendamento eletrônico: www.inpev.org.br/agendamento

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a devolução dos materiais.

Fazem parte do Sistema mais de 260 associações de revendas e cooperativas. No total, são atendidas mais de 1,8 milhão (de acordo com o censo agrícola de 2017).

Desde 2002 o inpEV, Instituto Nacional de Embalagens Vazias, é responsável pela gestão das atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Instituição sem fins lucrativos, é formado por mais de 100 fabricantes, importadoras e registrantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.  Além da logística reversa, exerce um importante papel na sociedade ao promover ações de conscientização e educação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA