O deputado Adriano Sarney, que está em Balsas para participar da Audiência Pública sobre o Anel da Soja, também trouxe equipe do IBAMA, que está aproveitando a passagem para fiscalizar a região, acatou convite do presidente do Iderb – Instituto de Defesa Rio Balsas, sr. Miranda Neto, para uma reunião na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores do município. A reunião, que tinha apenas cunho de atender pedido de Miranda Neto para usar a tribuna do plenário durante a audiência pública que será realizada hoje, 11/11, na Câmara de Vereadores, a partir das 17h00, se estendeu pela metade do período matutino, com a chegada de mais parlamentares da Câmara e da imprensa local.
No prolongar da reunião, Adriano Sarney tomou conhecimentos espantosos quanto à situação calamitosa e degradante das nascentes do Rio Balsas, diante de aclamações da equipe do Iderb e dos vereadores de Balsas, que presenciaram a região dos Gerais na última expedição organizada pelo atual Iderb, em setembro deste ano.
Alguns documentos foram passados às mãos do deputado e dos agentes do Ibama, para maiores esclarecimentos e agilidade nas ações a serem providenciadas, que segundo o deputado, as medidas devem ser tomadas primeiramente pelo gestor público e pela população local.
Para Miranda Neto, a reunião foi proveitosa e acredita que o deputado deverá tomar posição com relação à degradação e de acordo com os poderes do legislativos, mas só depois que falarem com os agressores do meio ambiente.
O deputado José Adriano Cordeiro Sarney (PV), que já vem de outro encontro na cidade de Estreito/MA, ontem, quinta-feira, 10/11, quando teve a oportunidade se encontrar com personalidades daquele município e conhecer as instalações do CESTE (Consórcio Estreito Energia), consórcio responsável pela Hidrelétrica de Estreito, também se interou a respeito do funcionamento da Barragem, sua tecnologia, suas obrigações jurídicas e programas sociais; mitigação e compensação de impactos negativos; preservação ambiental e Programa de Gestão Ambiental. Durante aquela reunião e visita às instalações da Hidrelétrica, segundo o deputado, serviu para avaliar os níveis de vazão de água do empreendimento, além de estudar medidas colaborativas que possam amenizar os impactos da estiagem no Rio Tocantins e toda a Região.
A Audiência Pública terá início às 17h00, na Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, nesta sexta-feira, 11/11.