O Serviço Social da Indústria (SESI) está expandindo suas ações no Maranhão com a implantação de seis novas unidades da Indústria do Conhecimento. Os municípios de Icatu, Passagem Franca, Paraibano, São Raimundo das Mangabeiras, Sucupira do Norte e Tuntum serão contemplados com bibliotecas climatizadas, equipadas com computadores, mobiliários e um vasto acervo de livros.
Desde 2008, o SESI-MA, seguindo as diretrizes do SESI-Departamento Nacional e do Conselho Nacional do SESI, já implementou 25 unidades da Indústria do Conhecimento em diversos municípios do estado. As novas unidades reforçam o compromisso da instituição em facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades.
Além de promover o acesso à leitura e à informação, a Indústria do Conhecimento oferece oficinas de empreendedorismo e palestras informativas em parceria com o SEBRAE, SENAI, artesãos locais, microempresas, prefeituras e escolas. Essas ações visam a geração de renda e o fortalecimento dos processos de aprendizado, incentivando a pesquisa e a leitura.
A expansão das unidades do SESI Indústria do Conhecimento reflete o compromisso da instituição em proporcionar benefícios para a sociedade e o meio ambiente, inserindo as comunidades em um ambiente mais sustentável e colaborando para o desenvolvimento econômico solidário.
REDUÇÃO DO ANALFABETISMO – O SESI Indústria do Conhecimento visa tornar acessível a informação, o conhecimento e a inclusão digital às comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Do mesmo modo, contribui para a redução do índice de analfabetismo no Maranhão.
Dados recentes do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam uma diminuição na taxa do analfabetismo no estado, a menor em 12 anos. Os dados referentes a 2010 apontavam que o Maranhão tinha 20,9% de analfabetismo. Já os mais recentes, de 2022, dão conta de 15,1% de analfabetos. Tais informações corroboram com o declínio de 5,8 pontos em relação a 2010, a menor taxa obtida pelo estado nos últimos 12 anos.
“O SESI, por meio das unidades SESI Indústria do Conhecimento, tem o compromisso de facilitar o acesso ao conhecimento, ao proporcionar atividades nos âmbitos social, cultural e educacional. A concepção da Indústria do Conhecimento de um espaço multimídia onde se trabalha o educacional e o social, agrega informação, conhecimento e inclusão digital à formação básica de crianças, adolescentes e trabalhadores ou potenciais trabalhadores da indústria, contribuindo para o fortalecimento do exercício da cidadania e desenvolvimento socioeconômico do país. São cerca de 200.000 consultas ao acervo e um total de atendimentos superior a 70.000 pessoas por ano”, explicou Vivianne do Vale Amaral Coutinho, bibliotecária do SESI.
LITERATURA – A Indústria do Conhecimento proporciona aos usuários acesso a acervo diversificado de literatura infantil, juvenil, fantástica, brasileira, estrangeira e didáticos, totalizando aproximadamente 1.500 livros. Além de ambientes climatizados e estruturados de forma a atender as necessidades da comunidade, cada unidade possui profissionais habilitados, os chamados monitores.
Os monitores são profissionais que atuam nas unidades, gerenciam e desenvolvem os projetos, palestras, oficinas, práticas de leitura e atividades de cunho social, educacional e cultural. Estes profissionais são disponibilizados pelo parceiro e são capacitados pela Coordenadoria de Educação do SESI-MA. A capacitação é feita de forma presencial, nas unidades SESI Indústria do Conhecimento.
A política pedagógica centrada em atividades diversificadas e conforme realidade de cada munícipio são orientadas e acompanhadas pela Coordenadoria de Educação do SESI-MA. No processo referente às orientações é realizado encontro anual que tem como objetivo a formação dos monitores de todas as unidades da Indústria do Conhecimento e o alinhamento das atividades. Além disso, acontecem formações específicas in loco e reuniões online bimestrais, de acordo com a realidade e necessidade de cada município.
As atividades realizadas nas unidades SESI Indústria do Conhecimento são diversificadas e acontecem tanto no ambiente da unidade, quanto em escolas (públicas e privadas), praças, auditórios e povoados, dependendo da necessidade do município em que estão inseridas. “Esta é uma maneira de possibilitar às comunidades distantes a visitação e participação nas atividades desenvolvidas nas unidades, seja presencial na Indústria do Conhecimento ou por meio de atividades com os monitores nas comunidades, uma vez que as Indústrias do Conhecimento se apresentam como alternativa de acesso à informação e ao conhecimento para as comunidades carentes dos municípios em que estão inseridas”, disse Vivianne.
Cada município contemplado com a estruturação da Indústria do Conhecimento recebe não somente uma biblioteca climatizada, com computadores, mobiliários e livros. Mas, oportunidades de acesso à informação, ao conhecimento e ao universo literário. Assim como ações e projetos que reverberam o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade. Os próximos municípios a receberem uma unidade do SESI Indústria do Conhecimento nos próximos meses são: Icatu, Passagem Franca, Paraibano, São Raimundo das Mangabeiras, Sucupira do Norte e Tuntum.