Evento aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de maio em São Luís, no Maranhão, e contou com a parceira do Meu Financiamento Solar, solução do Banco BV

 

A energia solar fotovoltaica vem se tornando cada vez mais popular, acessível e fundamental no Brasil e a região Nordeste é pioneira quando o assunto é produção de energia limpa. Segundo levantamento do Meu Financiamento Solar, o Nordeste é responsável por 2 GW em painéis solares em operação, o que equivale a 20% do mercado total de geração distribuída do país e corresponde a quase duas hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia.

 

Debater as oportunidades de negócios do mercado de energia renovável, portanto, tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região, e esse é um dos objetivos do Fórum GD – Região Nordeste, que aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Hotel Luzeiros, em São Luís, no Maranhão. Entre as autoridades participantes para o primeiro dia (3), estiveram Eduardo Braide, prefeito de São Luís, Karla Sarney, vereadora de São Luís, Álvaro Pires, vereador de São Luís e Felipe Falcão, secretário municipal de Informação e Tecnologia da Prefeitura de São Luís.

 

No segundo dia (4) aconteceu o painel sobre o cenário de crédito e soluções financeiras para Micro GD, apresentado pela Jéssica Rocha, coordenadora comercial do Meu Financiamento Solar (MFS). Também foram programadas palestras sobre tecnologias inovadoras, barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, capacitação e perspectivas de crescimento. Ao todo, foram 31 conferências a fim de levar informação ao mercado.

 

O Maranhão ocupa o quarto lugar entre os nove estados da região, com 239 MW em painéis solares instalados em telhados de casas, empresas, fazendas e prédios públicos. O estado é seguido por Pernambuco, com 293 MW, Ceará, 358 MV e, em primeiro lugar, a Bahia, com 409 MW.

 

Segundo Iasmym Jorge, gerente comercial do Meu Financiamento Solar, maior fintech de crédito para o segmento no Brasil e patrocinadora do evento, a expectativa para o Nordeste é bastante positiva, visto que a região conta com nove estados com grande potencial para energia solar. “Em 2021, foi a segunda maior área do país em novas conexões de sistemas fotovoltaicos em telhados e hoje atende cerca de 250 mil consumidores”, comenta.

 

Em março deste ano, o volume de propostas de financiamento cresceu 33% em comparação com o mesmo período do ano passado. No MFS, a região Nordeste corresponde a 38% do volume nacional de propostas de crédito. “Somos uma plataforma de financiamento para energia solar do banco BV e temos grande parceria com integradores. Concedemos créditos de até meio milhão de reais para pessoas físicas e até 3 milhões de reais para empresas, com a facilidade de pagamento em até 7 anos”, reforça, Iasmym.

DEIXE UMA RESPOSTA