O evento ocorreu durante reunião com representantes de diversas classes que envolvem cuidados e bem-estar com o idoso.

Na manhã desta quarta-feira, 29/01, um seleto número de representantes de várias entidades que mencionem cuidados e bem-estar com o idoso estiveram presentes no auditório do Sebrae/Balsas, onde receberam os também representantes da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, Guto Bernardino Vitóry e Karla Lisboa, Consultora Técnica da OPAS.

Durante o evento, Balsas recebeu o selo de certificado, de acordo com Guto, “conforme ela vai desenvolvendo um plano de trabalho que vai melhorando e transformando os aspectos da cidade para se tornar uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa e nesse processo de certificação nacional ela também se habilita para uma certificação internacional pelas Nações Unidas, conforme os requisitos deste programa”.

A senhora Rita Inês França, 60, do povoado Rio Coco, disse estar muito curiosa com a novidade, “porque tenho uma idosa em casa e precisamos fazê-la viver bem”.

Dona Zilda Damasceno Brito, 63, confessou que está muito ansiosa com o que vem, “porque em 2019 tivemos muitas coisas boas no Conviver. Se 2020 está vindo mais novidades, só temos que agradecer”. A jovem idosa afirmou que “tem muitos jovens que frequentam o espaço, mantido pela prefeitura, “porque eles acha maravilhoso. Temos terapia, fisioterapia, dança e uma convivência bem gratificante”.

Para a Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I (com média de 60 idosos), Penha Barros, “a pirâmide populacional mudou bastante. Nós vamos chegar o dia em que teremos mais idosos do que jovens. Então, nós precisamos nos preocupar como esse idoso vai envelhecer, como é esse envelhecimento? E esse projeto visa fazer com que o idoso envelheça com qualidade de vida, fazer com que esse idoso envelheça sem violência, sendo ativo, fazer com que ele envelheça com dignidade.”.

Para o Secretário de Saúde do município, Railson Félix, “é um desafio para a saúde de Balsas. Um projeto abraçado por mim, pelo prefeitura do Dr. Erik Augusto, em parceria com OPAS e Ministério da Saúde, onde já vem nos ajudando, vem acreditando na saúde de Balsas e agora abraçamos mais essa nova causa que é a intensificação da melhoria da saúde voltada para o idoso. Tem a intenção de melhorar a saúde em todas as classes, dos jovens, das crianças mais também estamos pleiteando receber a certificação nacional e internacional de Cidade Amiga do Idoso. A prefeitura vai trazer o que há de melhor no mundo hoje de inovação na saúde para atenção do idoso. A cidade de Balsas está se destacando como uma das primeiras do nordeste a ter a certificação. Mais um desafio onde estamos abraçando a causa de ter uma saúde com qualidade para o nosso povo”. Afirmou o secretário.

Dias antes, a cidade havia recebido representante da AIDPI – Protocolo da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Ana Paula da Cruz Caramaschi, Consultora da Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, que falou sobre a importância do protocolo com o idoso. Para ela, “Balsas tem feito essa diferença enquanto uma gestão preocupada com o nascimento, com a gestação e com o desenvolvimento dessa criança. Tendo esse programa integrado, com certeza a gente está à frente de alguns outros locais que não estão pensando na saúde como ciclo. Então, a gente cuidando do ciclo de vida e desde a criança até que ela possa crescer adolescente saudável, adulto saudável, com este idoso saudável e como Balsas já está nessa preocupação de integração saúde como um todo, não só um período, com certeza daqui a um tempo a gente retorna aqui para falar sobre essa cidade saudável, não só com o idoso, mas com as crianças, com as mulheres, com os homens, com os adolescente. Pois esse vai ser um diferencial, com certeza da cidade de Balsas”. E concluiu: “É realmente essa integração que vai fazer a gente alcançar os objetivos”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA