[xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

Em meio a uma planície de plantação de algodão, qual seria o lema da AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão senão dar suporte veemente ao cotonicultor local, para que o seu cultivo atenda ao exigente mercado algodoeiro, tanto dentro do Brasil como no exterior?
Em passos cada vez mais avançados e procurando acompanhar as experiências positivas da Austrália (país extremamente rigoroso em se tratando de algodão) entre outros países, que Wellington Nascimento, coordenador da AMAPA, reforça o know how da entidade apostando em parceria como a WA Consultoria, que observa e avalia o nível de qualidade trabalhista e qualitativa, no quadro funcional das empresas parceiras.
A WA Consultoria é uma empresa que busca identificar, orientar e melhorar, através de uma auditoria, a gestão correta das consonâncias das legislações ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança ocupacional. Esta parceria com a AMAPA, que já vem semeando uma política de conscientização – que é a satisfação interna (funcionários) e a externa (clientes), “só é eficaz quando existe a satisfação de trabalhar com qualidade.” Diz Weberjone.

O incentivo que a AMAPA leva às empresas produtoras de algodão para alcançar o certificado ABR – Algodão Brasileiro Responsável é o mesmo até a licença BCI – Better Cotton Initiative pelas vantagens dos critérios na licença comercial, portanto designando um aporte para o mundo do algodão. Prova disso é que 90% do algodão produzido no Maranhão é certificado ABR/BCI e destes, 80% é exportado. Neste caso, a AMAPA tem papel relevante para fazer acontecer esta Certificação que ocorre em dois momentos:
Auditoria interna, realizada pela empresa WA Consultoria, para diagnóstico para propriedade e correção de eventuais pontos deficientes.

Auditoria externa é realizada pela empresa ABNT, que concede a certificação da propriedade caso alcance 90% de conformidades nos itens exigidos no programa de certificação.

A Certificação adquirida pela empresa cotonicultora reflete a preocupação do seu RH quanto à eficácia no desenvolvimento do processo produtivo, sustentável e social, desde o cultivo até a qualificação e assistência aos funcionários. Após uma auditoria credenciada pela AMAPA a empresa agrícola está apta a receber o selo de Certificação, que é sinônimo de passaporte para o benchmarking, que facilita o acesso ao mercado global de algodão sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

15 + nove =