Sustentabilidade e inclusão para os pequenos negócios farão parte da Arena ESG
[xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

Sustentabilidade e responsabilidade social, serão pontos de destaque na 11ª Feira do Empreendedor, promovida em Balsas, pelo Sebrae Maranhão. O evento inicia nesta quinta-feira (27) e será encerrada no domingo, dia 30. Os princípios fazem parte da Arena ESG, um dos oito espaços da feira voltados para atividades de conhecimento.

A Feira do Empreendedor 2024 vai acontecer no Ginásio de Esportes Rei Pelé e tem como patrocinadores o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale, Banco do Nordeste e Senar e como apoiadores, a Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social, and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português. Ela refere-se a um conjunto de princípios que medem o impacto ambiental, social e a qualidade da governança de uma organização.

Gestão de resíduos, diminuição da poluição, representatividade e inclusão de minorias, criação de canais de denúncia, valorização dos funcionários e gestão de riscos, são exemplos de práticas ESG, adotadas por empresas que têm responsabilidade com o meio ambiente, o bem-estar social e gestão ética e transparente.

Na Arena ESG haverá ainda consultores disponíveis para realizar diagnósticos em tempo real sobre o nível de maturidade das empresas em relação ao ESG.

Arena ESG: sustentabilidade e inclusão para pequenos negócios

“A Feira do Empreendedor vai estar com toda uma programação voltada para a sustentabilidade, para o ESG, para os pequenos negócios. Não é só uma tendência; é uma necessidade diante das catástrofes ambientais que temos enfrentado”, destaca Cristiane Corrêa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Maranhão, responsável pela Arena ESG.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade também estará presente, demonstrando ferramentas e recursos para uma gestão mais sustentável. Cristiane Corrêa reforça que a programação está bem estruturada para oferecer uma visão prática e atualizada sobre ESG. “Os pequenos negócios podem lucrar e inovar ao olhar para os aspectos sustentáveis. A ESG não é só para os grandes, mas uma oportunidade de destaque e competitividade para os pequenos”, completa.

Inclusão

O evento terá a participação do presidente da Associação Balsense da Pessoa com Deficiência (ABPD), Antônio dos Reis, que será um dos palestrantes de destaque.

“O empreendedorismo é uma forma poderosa para que pessoas com deficiência mostrem seu talento e se incluam na sociedade”, afirma Reis. Na sua palestra, ele abordará as dificuldades enfrentadas na infância até a vida adulta, incluindo os preconceitos, acessibilidade limitada e desafios na educação e mercado de trabalho.

Inscrições

Para ter acesso à Feira do Empreendedor 2024, visitantes devem se inscrever no site do evento: feiradoempreendedor.sebraema.com. Nos dias de realização da Feira, o público inscrito deve procurar o setor de Credenciamento do evento, para retirada do crachá. Não serão disponibilizadas inscrições antecipadas para as atividades da programação de conhecimento. A participação será garantida por ordem de chegada.

DEIXE UMA RESPOSTA

1 + treze =