A Feira de Negócios em Bacabal, realizada pelo Sebrae em outubro de 2023, também trouxe atividades de educação empreendedora (Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão)

Evento contará com palestras, masterclasses e atividades divertidas voltadas para a prática de comportamentos empreendedores.

[xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

Na 11ª Feira do Empreendedor 2024 (organizada pelo Sebrae Maranhão, entre 27 a 30/06, das 17h às 22h, no ginásio de esportes de Balsas) uma série de atividades vão destacar a importância da Educação Empreendedora como base para formação de novas gerações de empreendedores. Entre as atividades, estão incluídas iniciativas para estimular o comportamento empreendedor junto a estudantes, professores e gestores de instituições de ensino. Com um total de 66 horas e 45 minutos de atividades, as programações de Educação Empreendedora durante o evento tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora nesses grupos. “Cultura empreendedora não é abrir negócios, mas sim estimular atitudes empreendedoras”, explica a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão, Hildenê Maia.

O renomado palestrante Alexandre Mori vai ministrar três palestras durante a Feira (Foto: Arquivo pessoal)

Essas atividades se concentram no Lounge Educação, um dos espaços temáticos da Feira, que também oferecerá sessões de pitches e de Canvas (método para modelagem de negócios), além de oito palestras. Entre estas, estão três, conduzidas por Alexandre Mori. Especialista em branding, estratégia de marca e cultura de inovação, ele abordará temas como “Superciclo tecnológico e seus impactos no mercado de trabalho”, “Educação Empreendedora por meio de maratonas de inovação” e “Criação de empresas com foco em impacto social e ambiental”, das 17h15 às 18h, nos dias 28, 29 e 30, respectivamente. As palestras serão direcionadas a professores e a alunos do ensino médio e superior.

“Os temas e conteúdos das palestras têm como objetivo contextualizar o cenário da educação dos dias de hoje. Mostrar como a tecnologia e inteligência artificial influenciam nas metodologias de ensino e, principalmente, como os docentes e professores estão sendo impactados. Mais do que trazer respostas, quero levantar reflexões e boas discussões para que possamos juntos imaginar o futuro da educação”, esclarece Mori.

A palestrante Luiza Pierre é entusiasta do mercado de Educação e Tecnologia, com o propósito de garantir Alfabetização Financeira em escala no país (Foto: Divulgação/Mooney)

No Lounge Educação, também destaque para a palestra com o tema “Educação Financeira pode ser divertida!”, ministrada por Luiza Pierre, sócia da startup Mooney. Conforme a empreendedora, os brasileiros tendem a encarar a educação financeira como um tema complicado e pesado, o que afasta os jovens desse conhecimento. Como resultado, 40% da população entre 18 e 24 anos se encontram endividadas, ressalta Pierre. Com base nisso, a palestra busca contribuir para modificar a percepção da educação financeira.

Além dessa programação, o Lounge de Educação abre espaço para ações que vão trabalhar o tema de forma lúdica e prazerosa. Essas atividades incluem o Perfil do Empreendedor, um jogo focado em desenvolver comportamentos empreendedores; o Bolha, um quiz sobre Educação Empreendedora; e jogos de Educação Financeira. Todas essas dinâmicas estarão acessíveis a todos os visitantes ao longo dos quatro dias da Feira, das 17h às 22h.

Hildenê Maia, responsável pelas iniciativas de Educação Empreendedora do Sebrae em todo o estado, destaca a importância de disseminar essa mentalidade empreendedora ao promover uma abordagem mais prática de aprendizado com alunos e professores. Para ela, “é essencial quebrar as barreiras das instituições de ensino e incentivar esses indivíduos a contribuírem de forma mais significativa para a sociedade”. A ênfase está na promoção de uma aprendizagem ativa, que estimule o pensamento crítico e a autodeterminação dos envolvidos.

Sobre o evento — A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus. Para visitar os espaços e participar da programação de conhecimento do evento, é necessário realizar inscrição no site: feiradoempreendedor.sebraema.com.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

dezessete + 4 =