Em 2023, queda de 4,9% entre os que enfrentam apertos financeiros em comparação com o ano anterior.

Poder de Compra Estável: Ticket médio do Dia dos Pais mantém-se em alta, 74% dos consumidores planejam gastar até R$250.

Tradição é Tradição! 50% dos brasileiros optam por almoço comemorativo em família no aconchego do lar.

Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners . co, em parceria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – entrevistou 1203 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia dos Pais. E, em mais uma data sazonal, as comemorações com reuniões em casa prevalecem e o churrasco é o preferido pelos brasileiro.

Em 2023, as comemorações do Dia dos Pais serão predominantemente em casa para 57%. Desse percentual, 29% ficarão em suas próprias residências: sendo que 20% optam por não receber visitas e 9% vão receber suas famílias. Entre aqueles que vão passar na casa de outras pessoas, estão 20% que planejam visitar pai ou sogro, 7%, ir à casa de outros familiares e 1% que vão para a casa de filhos ou netos.

Este ano, apenas 6% estão programando desfrutar o momento especial em restaurantes. Além desses, 22% têm outras opções de programas em mente para celebrar a data.

Uma atividade indispensável para 50% dos brasileiros é o tradicional almoço em família, realizado em casa. Para 20% é importante ter pratos especiais e para 8%, a preferência é por almoçar em restaurantes. Dentre os desejos e sentimentos considerados essenciais para a ocasião, destacam-se a união, mencionada por 34% dos entrevistados, seguida pelo respeito, apontado por 33%, e a saúde, valorizada por 29%. Além disso, a harmonia é destacada por 26%, enquanto as histórias de família são valorizadas por 17%. Além disso, 14% consideram presentes relevantes e 6% apreciam a presença de música durante as comemorações.

As comidas escolhidas para a celebração apresentam uma ampla variedade, porém, o churrasco se destaca de forma significativa, sendo a preferência absoluta para 38,9% dos participantes. Em seguida, temos a lasanha, com 15,5% das escolhas, seguida por carne com 4,3% e massa com 11%. A feijoada também aparece como uma opção, representando 3% das preferências, enquanto outros pratos somam o restante das escolhas.

“A cultura brasileira é marcada pela alegria em celebrar ocasiões especiais, como o Dia dos Pais. Nos domingos, é comum aproveitar para realizar um animado churrasco, receber a família ou, ao menos, refletir sobre o significado dessa data”, ressalta Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou. “Mesmo em períodos de orçamento mais apertado, ou quando é necessário fazer contenção de gastos, no Brasil, as comemorações nunca deixam de acontecer, e a troca de presentes e a reunião familiar continuam sendo aspectos muito valorizados”.

O bolso parece estar diferente neste ano.

Em 2022, 44,9% declararam menos poder aquisitivo, logo, fariam menos compras. Já em 2023, o mesmo índice baixou para 40%. Ainda este ano, 33% pretendem fazer gastos iguais aos anos anteriores; 14% estão mais apertados, mas vão manter a tradição de família; 11% melhor, mas vai manter os hábitos de família; e 1% melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.

R$250 é o ticket médio esperado para o Dia dos Pais

Assim como no Dia das Mães, os gastos dos brasileiros para o Dia dos Pais será de até R$250. Presentes com valores a partir de R$2500 não foram considerados pelos entrevistados.
74% – até R$250

20% – de R$250 a R$500

5% – de R$501 a R$1.000

1% – de R$1.000 a R$2.500
Os tipos de presentes no Dia dos Pais são diversos, independentemente do valor da compra. Enquanto 28% das pessoas priorizam a economia e optam por algo que esteja dentro das suas possibilidades financeiras, 27% valorizam a experiência de estarem juntos e compartilhar momentos especiais. Além disso, 23% buscam presentes que sejam úteis na rotina do pai, enquanto 16% preferem algo que o surpreenda e o encante. Outros 10% se esforçam para encontrar exatamente o que o pai gostaria de ganhar, enquanto 5% buscam algo personalizado e único. Já 19% das pessoas optam por não comprar presentes nessa data.

 

Qual será o presente para o pai?

Para as marcas, é importante prestar atenção aos segmentos dos presentes a serem comprados. Entre as escolhas de presentear os pais estão:
Vestuário: 47%

Calçados: 29%

Perfumes: 22%

Alimentos e bebidas: 14%

Eletrônicos: 12%

Tecnologia (celular, videogame, tv): 11%

Relógios/Joalheria: 11%

Artigos para churrasco: 9%

Livros: 8%

Artigos de futebol: 7%

Entretenimento: e viagem: 5%

Utilidades domésticas: 4%

Bem-estar, eletrodomésticos e assinaturas: 3%

Artesanato: 2%

Estética: 1%

Não compram presente: 19%

Pai, você quer ganhar o que?

Aos pais foi perguntado o que escolheriam para receber neste Dia dos Pais e o TOP 5 vai de encontro às primeiras opções de quem vai presentear:

Vestuário: 39%

Perfumes: 37%

Calçados: 33%

Artigos para churrasco: 30%

Eletrônicos: 26%

Kit de bebida alcoólica ou um kit churrasqueiro? Mais da metade (59%) disseram não para receber as bebidas, enquanto 41% gostaram da ideia. Já o combo formado por produtos para um bom churrasco está nas preferência de 73%.

“Com o crescimento da indústria em campanhas com a temática do presente, vejo uma grande oportunidade para Alimentos & Bebidas no Dia dos Pais, uma vez que essa opção aparece com maior relevância na lista de desejos de quem será presenteado versus quem vai presentear. O cross entre Vestuário e Alimentos, com foco em churrasco, podem gerar bons insights para movimentar o varejo e a cabeça do shopper”, comenta Fabrício Natoli, VP de planejamento da Score Retail.

Metodologia

O Pulso de Dia dos Pais 2023 foi feito em Julho de 2023, com 1203 pessoas, por abordagem digital. O resultado apresenta 2,9% de margem de erro. 55% feminino e 45% masculino nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ABS. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultou no seguinte cenário: A++, 2%; A+, 4%; B1, 15%, B2, 21%; C1, 21%; C2, 12%; DE, 5% e N/A, 19%. 

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