Moon night
[xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

A Super Lua acontece hoje, dia 14, e neste fenômeno, nosso satélite natural, a Lua, estará muito próxima da Terra, o que nos dá a impressão de uma Lua Grande. Esta é maior aproximação dos últimos 68 anos e uma aproximação igual a esta só vai acontecer novamente em 2034. Você não vai quer perder este evento natural por nada né? Então, se previna de eventuais nuvens e saiba como assistir a Super Lua ao vivo.

Hoje, dia 14/11, a Lua ficará 27.891 km mais próxima da Terra do que a sua distância normal. Nesse caso, quando o satélite natural se localiza no ponto mais próximo da Terra (perigeu), na fase cheia, a 347 mil Km, ocorre a Super Lua regular. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por causa da luz solar).

Mas do que se trata o fenômeno? De acordo com a astrônoma britânica Heather Couper, as superluas são resultado de uma “casualidade”.

“A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme”, afirma.

lua

Surpresas para descobrir
Na região da Lua que ficará visível hoje, há uma abundância de crateras causadas por impactos de meteoritos e atividade vulcânica de bilhões de anos atrás.

Os contrastes entre as áreas que refletem a luz do Sol (as montanhas) e as planícies que permanecem na sombra (os mares) pode ser convertido, com um pouco de imaginação, nas mais surpreendentes figuras.

Uma das silhuetas mais reconhecidas é a de um coelho com grandes orelhas. A imagem é tão fascinante que a civilização maia criou até uma lenda para explicar o que era um mistério até então. A lenda envolve o deus Quetzalcóatl, que, depois de um ato de generosidade de um coelho que lhe ofereceu comida em um momento de extrema necessidade, ele decidiu levá-lo para a Lua em sinal de agradecimento. Dessa forma, a imagem do coelho seria visto por todos e por toda eternidade.

Os observadores mais atentos – Cleópatra e Abraham Lincoln entre eles – disseram ter visto um rosto humano na superfície da Lua. Certamente foi o mesmo que inspirou a famosa sequência do filme Viagem à Lua, do pioneiro cineasta George Meliés.

E tem até quem chegue a ver Elvis Presley, um par de mãos, uma árvore, mulheres, sapos, Jesus Cristo e um homem carregando lenha.

Mas não é preciso ir tão longe: para muita gente, brincar de identificar o coelho já é diversão suficiente.

Contra os mitos e as falsas crenças. Ao contrário do que muito se comenta, uma SuperLua não trará com ela o fim do mundo, nem causará um aumento na incidência de crimes.

Entre os muitos mitos que são repetidos, um dos mais comuns alega que esses fenômenos teriam algum efeito sobre os criminosos, que ficariam mais vorazes nas noites de Lua Cheia.

DEIXE UMA RESPOSTA

um + 5 =