Sediado pela UFMA, evento ocorrerá entre os dias 16 e 22 de setembro
Com uma vasta programação, a Space Week Nordeste 2024 (SWN-2024) será um dos maiores eventos do setor aeroespacial, sediado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb), do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com o tema “Ciência e Tecnologias Espaciais para o Benefício da Natureza e da Sociedade”, o evento ocorrerá de 16 a 22 de setembro, em São Luís. Na UFMA, a programação será realizada entre os dias 16 e 20, com aproximadamente 600 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros. Nos dias 21 e 22, o evento será no Shopping São Luís, com atividades abertas ao público. Estima-se um público de seis mil pessoas.
A programação inclui palestras sobre comunicação espacial, exoplanetas e sustentabilidade, além de minicursos práticos sobre temas como nanosatélites e processamento de dados de satélites. Ao todo, serão oferecidos 11 minicursos, cerca de 20 palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os melhores trabalhos serão premiados ao final do evento.
As inscrições para minicursos, palestras e para o evento encerram-se hoje, 10 de setembro.
A Space Week Nordeste busca conectar academia, indústria e governo, com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico espacial. A cerimônia de abertura será na terça-feira, 17 de setembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária, a partir das 8h00, com credenciamento e entrega de kits.
O evento contará com a participação de especialistas, pesquisadores e cientistas, tanto nacionais quanto internacionais, que se dedicam às discussões sobre o futuro da exploração espacial.
A SWN-2024 busca popularizar as pesquisas na área e despertar o interesse dos jovens, além de atrair empresas, pesquisadores, estudantes e o público interessado na temática aeroespacial.
Para saber sobre a programação completa da Space Week Nordeste 2024, acesse o site, clicando aqui.
Por: Sarah Dantas