Maurício Lima, Cecília Salata, Sandra Barcelos Coelho e mauro Borralho.

Para comemorar os 20 anos levando orientação aos mais de 3.000 parceiros empreendedores de Balsas e região sul do Maranhão, o SEBRAE realizou, dia 06/11, entrega de certificados aos parceiros mais antigos – muitos ainda procuram a instituição até os dias de hoje – e recebeu, em troca, palavras de reconhecimento pela realização de muitos sonhos.

 

O gerente Maurício Lima, hoje na agência de Imperatriz, que por 06 anos colaborou com o dinamismo gerencial do SEBRAE/Balsas, disse que viu “principalmente a capacidade gerencial das empresas de Balsas”. Daí percebeu que até mesmo o desenvolvimento da cidade, o nível das empresas manifestaram cada vez mais a tendência de subir. “A gente percebeu muito isso e também a nova modalidade de quando eu cheguei. Havia muito empreendedor individual e no primeiro ano tive a grata satisfação de receber a milésima formalização de microempreendedor individual aqui na cidade de Balsas. E isso há seis anos atrás. Então a gente acredita que hoje esse número já deve ter quadruplicado. Essa é a grande diferença do empreendedor de Balsas entender que precisava se formalizar, que ele precisava abrir uma empresa mesmo. O nível das outras empresas que já eram formalizadas procuraram cada vez mais se capacitar, cada vez mais buscar informações. A empresa, vive de conhecimento, de informação para ela se manter no mercado e esse foi o grande legado que o SEBRAE deixou durante esses seis anos que eu passei aqui e com certeza durante esses 20 anos, eu imagino né, há 20 anos atrás como é que não era a cidade de Balsas e hoje o que que é o nível empresarial da cidade.”. Concluiu Maurício.

Em 20 anos de muita história em Balsas e região, a unidade balsense recebe o agradecimento de muitos empresários e organizações, como explica Isaac, gerente de negócios do BNB/Balsas, que também recebeu apoio da entidade no seu processo inicial. “O SEBRAE tem um significado muito importante para região. Ele tem apoiado muito os pequenos empreendimentos e acima de tudo tem dado consultoria para assistência, orientação, feito projetos e muitos dos empreendimentos que hoje conseguiram crescer na região devem muito ao SEBRAE.”. “Parabenizamos a diretoria do SEBRAE, os gestores que por aqui passaram e fazemos votos para que nos próximos vinte anos a gente consiga ser muito mais”. Ressalta Isaac.

Isaac também lembra do início da parceria do SEBRAE com o BNB. “Nós temos alguns projetos que sempre fazemos em parceria com Sebrae, mas um que eu chamo atenção de destaque é um projeto chamado Balde Cheio. Nesse projeto Balde Cheio, o SEBRAE entrava com a consultoria na bacia leiteira, entrava com o projeto, com as ideias, com assistência técnica e a gente entrava com a parte de financiamento. Então a gente conseguiu adequar algumas exigências dos órgãos reguladores, vigilância sanitária, porque precisava ter os resfriadores, os tanques e aí as empresas não tinham, os colaboradores não tinham. A gente com essa parceria com Sebrae eles davam assistência técnica e a gente conseguia entrar com financiamento. Isso foi aqui em Balsas e em todo o estado do Maranhão. A gente conseguiu apoiar essa cadeia produtiva. Essa foi o destaque. A gente continua parceria em diversos empreendimentos. Atendemos várias outras cadeias que a gente tem parceria permanente. Sempre que nós nos reunimos, a gente traça planos para que juntos fica muito mais forte. Duas instituições fortes, como o Banco do Nordeste e o Sebrae juntos, conseguem chegar muito mais forte para dar apoio a quem precisa”. Concluiu.

Mauro Borralho, Administrador de Empresas e doutorando em Ciências Econômicas, é Coordenador de Soluções do SEBRAE, além de ter sido dos primeiros a gerenciar a entidade de Balsas, agradeceu os anos vividos em Balsas, lembrou de grandes amizades que mantém até hoje e comentou que Balsas “está numa região que é fantástica, na região que respira desenvolvimento, que cresce a cada dia. Região de grande dinamismo que uma presença empresarial destacável. Então, o SEBRAE aqui, tem uma atuação muito importante nesse processo de desenvolvimento, de fomento, a competitividade, abertura de empresas, a sustentabilidade nesses negócios, ampliação de seus negócios, da perpetuação. Todo empreendedor, quando ele inicia uma atividade empresarial, ele quer que esse negócio se perpetue. Então, é algo que o SEBRAE aqui de Balsas trabalha de forma destacada e é um ponto forte que a tendência é cada dia mais fortalecer, afinal de contas a região, ela demanda conhecimento, demanda informação, inovação, tecnologia, competitividade, o que é uma região realmente que a partir do agronegócio, mas que o agronegócio acaba desencadeando um processo de desenvolvimento, de crescimento em vários outros setores. Aí, a gente pode citar a piscicultura, a bovinocultura leiteira, podemos falar da ovinocaprinocultura, podemos falar do turismo. São várias atividades que envolvem e acabam sendo beneficiadas por esse dinamismo gerado pelo agronegócio. É uma região que além de ter belíssimos os atrativos naturais é uma região que é calorosa, é um povo que é bastante acolhedor e por conta disso, além disso, a atuação do SEBRAE tem que ser realmente protagonista, no sentido de trazer o que há de melhor, trazer realmente conhecimento e fomentar todo esse processo de desenvolvimento humano e empresarial, social e econômico, sobretudo”.

O Inventário Turístico de Balsas entre os troféus entregues aos empreendedores parceiros do SEBRAE.

No lugar do prefeito de Balsas, dr. Érik Augusto, o secretário de Cultura, sr. Clério Nascimento, recebeu o Inventário Turístico de Balsas. Clério agradeceu pelo inventário e salientou a grande importância dele para o polo agrícola do Maranhão que já é há muito tempo Balsas e agora entra no rol de cidades que fazem parte do Polo Turístico da Chapada das Mesas, com incentivo do SEBRAE.

O inventário é um mapeamento planejado, organizado e concretizado pelo SEBRAE através da contratação de pessoas especializadas e qualificadas para fazerem este mapeamento de pontos turísticos da cidade de Balsas. Pontos esses que contribuem com o desenvolvimento turístico, que fazem parte ou que podem ser inseridos dentro de um roteiro turístico da cidade.

O inventário foi entregue no momento da celebração dos 20 anos porque foi uma forma também do SEBRAE parabenizar e presentear a cidade, que sempre abraçou a instituição.

Prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Aleandro Passarinho recebe da gerente do SEBRAE, Cecília Salata certificado pela parceria.

O prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, grande aliada do SEBRAE no turismo e que já faz parte dos 05 municípios que entraram para o Polo Chapada das Mesas recentemente, também recebeu o certificado pela parceria ativa. Nestes dois anos de administração pública, Aleandro Passarinho já transformou a economia local, principalmente no que tange ao setor de turismo, área fortalecida ao lado da gerente cultural Joilene Assunção, que sempre busca a interferência do SEBRAE nas iniciativas de promover o município.

Para o prefeito, o SEBRAE é um forte parceiro, tanto na área comercial e empresarial como na área de turismo. “A gente conseguiu, através de orientação, de oficinas, através de curso oferecido pelo SEBRAE, em parceria com município logicamente, a gente conseguiu alavancar o comércio local, tiramos ele da informalidade e colocamos na formalidade. Hoje temos a sala de empreendedores do município como também triplicamos a questão do turismo na cidade, que também era muito apagado. A gente temos bastantes belezas naturais mas não tínhamos ainda inserido o nosso município na Chapada das Mesas e graças a orientação do SEBRAE, graças a parceria forte e constante com o SEBRAE hoje estamos inseridos na Chapada das Mesas e descobrimos outras belezas naturais. Então só temos a agradecer ao SEBRAE por essa grande parceria e espero ainda mais que essa parceria se fortaleça mais, porque só quem ganha é o município, é nosso povo.”. Destacou o prefeito Aleandro.

Lina Coelho, coordenadora do Senac, também esteve presente na recepção do certificado pelos 20 anos de existência do SEBRAE em Balsas. Para Lina, o SEBRAE é uma parceira de muito tempo, mesmo porque ambas as instituições pertencem ao mesmo sistema “S” – Senac, Sesi, Sesc e SEBRAE. “O Senac como comércio é que oferece os cursos para o SEBRAE e ele é faz com que esses cursos aconteçam nos municípios. De que maneira? Através das prefeituras, através das associações, como por exemplo, cursos na área de manicure, cursos na área de garçom, de camareiras. Por exemplo, uma grande parceria que a gente está firmando para 2019 são mais de 20 turmas que a gente vai fazer para toda a região turística aqui do sul do Maranhão.”.

O empresário Márcio Nunes é o atual presidente do CDL/Balsas. Para ele, SEBRAE E CDL sempre caminharam juntos buscando o desenvolvimento dos empreendedores de Balsas, do comércio lojista de Balsas. É uma parceria que já tem 20 anos. “Desde que o SEBRAE chegou em Balsas, a gente tem essa parceria junto com o CDL e a gente foi consumidor desses produtos do SEBRAE como empresário, fazendo curso, treinamento, premiações e realmente a ferramenta que vem contribuir muito com a sociedade, com os empreendedores. Gratidão a todos os gestores do SEBRAE, principalmente a atual gestora, Cecília Salata, pelo trabalho que ela vem desempenhando na cidade de Balsas.”. Concluiu o presidente do CDL de Balsas.

Um breve ping pong feito pela Redação da FOLHA DO CERRADO à atual gerente do SEBRAE, Cecília Salata, descobriu-se porque a entidade sul maranhense é tão procurada e avaliada como a melhor do Maranhão.

FC: O que significa esta comemoração do SEBRAE/Balsas desses 20 anos?

Cecília: Olha, na verdade o empreendedorismo transforma. Para nós é uma alegria, uma felicidade muito grande estar comemorando em uma solenidade, os 20 anos aqui no município e essa noite é o momento de reconhecimento. Reconhecimento dos nossos parceiros, reconhecimento dos nossos clientes que fazem e fizeram parte da nossa história, que são a razão da nossa existência, que no território e não só no município de Balsas, atuamos em 24 municípios da região. Nós sabemos que é o empreendedorismo. Quando falamos em SEBRAE falamos em empreendedorismo e falamos que o empreendedorismo é um fator de desenvolvimento de uma região e de fato o empreendedorismo transforma e transforma a vida das pessoas. Ele transforma a vida pessoal e profissional e os negócios de uma região. É a missão do SEBRAE. Temos o dever cumprido.

FC: Quantas empresas ou pessoas cadastradas no SEBRAE até os dias de hoje?

Cecília: Hoje temos mais de 3.000 empresas formalizadas por nós, como microempreendedores individuais da região e temos uma carteira ampla de microempresas e empresas de pequeno porte, quero dizer, os pequenos negócios da nossa região sendo atendidos através de consultorias, através de cursos, de palestras portanto, de fato o SEBRAE impacta o empreendedorismo, impacto o pequeno negócio na região.

FC: Qual a maior relevância do SEBRAE neste ínterim?

Cecília: Nós trabalhamos bordados na região do médio sertão, com alambiques. Nós temos um número de propriedades bem alto no estado, nós trabalhamos e ainda estamos atuando no grupo de piscicultura, bovinocultura de leite, comércio varejista serviços e turismo.

FC: De que forma o SEBRAE sobrevive?

Cecília: Na verdade, nós temos os nossos parceiros, instituições públicas porque o SEBRAE, na verdade, é uma instituição que trabalha com recurso público proveniente dos impostos pagos pelos negócios no país, pelas empresas. Então, nós não só agimos diretamente nas empresas através das nossos produtos, soluções, consultoria, cursos, mas também um dos nossos objetivos é estabelecer, fomentar, um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios na localidade. Nós, além dos nossos clientes finais que são os pequenos negócios nós contamos com as prefeituras dos municípios onde atuamos, nós contamos com instituições financeiras e instituições parceiras, principalmente aquelas de representatividade empresarial nos municípios. Juntos com elas é que nós fazemos o desenvolvimento na região.

FC: Como aconteceu a percepção de que Balsas já necessitava de um SEBRAE?

Cecília: O sul do Maranhão uma região diferente. É uma região onde nós temos a cultura do agronegócio, o turismo por conta da Chapada das Mesas, no Parque Nacional, nós temos uma série de atividades econômicas onde produzimos commodities, temos uma região rentável, uma região diferente e uma região com uma grande concentração empresarial, então onde existe concentração empresarial faz-se necessário adequação do negócio, em gestão, em finanças, em empregadores em mercado, em gestão de pessoas, para aumento da performance dos negócios, porque os negócios precisam aumentar sua produtividade, sua eficiência e sua qualidade e isso só aumenta, só muda, quando existe a implementação de práticas adequadas para imprimir o avanço.

FC: Quando as pessoas procuram o SEBRAE?

Cecília: Quando de fato querem abrir o seu negócio e precisam de ideias ou aqueles que já operam os seus negócios, que já operacionalizam e precisam de novas ideias ou precisam, às vezes, – o bolso apertou, surgiu alguma dificuldade, procurar o SEBRAE – para verificar alguma prática, para solicitar ajuda e apoio no avanço do negócio.

EMPREENDER BALSAS X SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO

A solenidade integra o calendário de programação do Empreender Balsas, que é alusivo à Semana Global de Empreendedorismo, que acontece em várias partes do mundo nesta semana. O Empreender Balsas iniciou dia 05/11, com chech-up empresarial, Cine Empreender e com a Palestra “Cooperativismo de Crédito é um bom negócio”, ministrada pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Crédito do estado do Maranhão, Adriano Trentin Fassini. A programação do Empreender Balsas seguiu até a última sexta-feira, 09/11, no prédio do SEBRAE, no centro de Balsas/MA.

DEIXE UMA RESPOSTA