Dados mostram atendimento acessível e fortalecimento dos canais digitais. A expectativa para 2024 é de aprimoramento do atendimento, para alcançar números ainda mais expressivos.
2024 se inicia com o registro de uma marca histórica para os pequenos negócios do Maranhão. O Sebrae, por meio de sua rede e canais de atendimento e de parceiros, chegou a quase 520 mil empreendedores em todo o estado em 2023.
Exatos 524.817 (dados de 03/01/24) atendimentos foram realizados no ano, alcançando 236.095 clientes. Destes, 54,5% dos atendimentos foram para pessoas jurídicas (CNPJ’s) e os demais (45,5%) para pessoas físicas. Em 2023, 58,7% dos atendimentos foram em modalidades presenciais e 41,3%, no ambiente digital, confirmando uma tendência neste formato de atendimento, que ganhou relevância durante a pandemia.
O número é superior ao número de atendimentos em 2022, em um total de 349.099 mil. Naquele ano, o atendimento chegou a 186 mil clientes, destes 55.995 mil foram CNPJ’s, com 88,32% dos atendimentos na modalidade presencial e 11,68%, no formato digital. Na comparação entre os anos de 2022 e 2023, o crescimento registrado de clientes atendidos foi de 150,33%.
Sustentado em premissas como universalização e democratização do atendimento, aliado ao aprimoramento do relacionamento e compreensão das necessidades do cliente, o modelo permitiu alcançar pessoas como Dona Maria de Fátima Brandão Carvalho, dona de um empreendimento na área de material de construções no município de Rosário-MA, que procurou a Unidade de Negócios do Sebrae para a emissão de boletos já no primeiro dia útil do ano. Para ela, o Sebrae tem sido um parceiro imprescindível. “Aqui buscamos e recebemos todo o tipo de orientação que necessitamos para crescer e nos tornar cada vez mais fortes”, garante Maria de Fátima.
Soluções úteis, com agilidade cada vez maior – Na opinião do diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, esses números são resultantes de ações estratégicas e inovadoras adotadas ao longo dos últimos anos. “Entre essas ações, destacamos o aprimoramento do modelo e das soluções de atendimento, o modelo de atuação territorial adotado no Maranhão e uma ampla e diversificada rede de parceiros, que contribuem para chegarmos cada vez mais perto do empreendedor em todo o estado. Somam-se a esses, o investimento na melhoria dos serviços digitais, das nossas unidades físicas, o atendimento focado nas necessidades do nosso cliente, os resultados do aplicativo Sebrae e a oferta de conteúdos e de informações que facilitam a vida do empreendedor e os ajudam na solução dos seus problemas no dia a dia”, ressalta o diretor.
“Esse modelo, junto com a atuação territorial, nos Territórios Empreendedores e Criativos, com o programa Cidade Empreendedora, com as várias soluções Sebrae e junto com uma grande rede de parceiros, tem gerado resultados efetivos para os empreendedores e para a sociedade”, completou o executivo.
Segundo Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão, também contribuem nesse processo e elevam o grau de confiança do empreendedor no Sebrae, são “os investimentos da instituição no aperfeiçoamento de soluções que ajudam os pequenos negócios em todas as etapas do empreendimento, desde a fase de regularização, passando pelo diagnóstico do negócio e seguindo pelas estratégias de vendas, fidelização de clientes e organização financeira, trabalhando com ferramentas inovadoras e sempre sintonizadas com as necessidades do cliente e com a oferta de soluções para estas de forma ágil e precisa”.
Rede ampla e efetiva – Outros pontos importantes destacados pelo gerente são a ampliação dos mecanismos de presença digital, a modernização e construção de sedes próprias e a rede de parceiros, em um total de quase 400 em todo o estado, o que permite ao Sebrae levar soluções de atendimento nos territórios mais longínquos do Maranhão.
Essa rede de parceiros inclui, por exemplo, o Governo do Estado e prefeituras de todo o Maranhão, órgãos e agentes públicos e do terceiro setor, 157 Salas do Empreendedor em atividade, 14 Unidades da Junta Comercial do Maranhão, o conjunto de municípios integrantes do programa Cidade Empreendedora, uma ampla Rede de Agentes Locais e consultores, que sustentam esse crescimento e ampliação da capilaridade da instituição, se refletindo diretamente no aumento da taxa de cobertura e possibilitando ao Sebrae estar ao lado de empreendedores iniciantes, que buscam os primeiros passos no empreendedorismo e daqueles que procuram soluções de capacitação, inovação, tecnologia, entre outros.
Expectativas para 2024 – Diante dos números conquistados em 2023, o ano de 2024 traz desafios ainda maiores. Conforme o diretor Técnico, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e de serviços às micro e pequenas empresas, e também fortalecer iniciativas que trouxeram bons resultados, fortalecendo a inovação, a interatividade e modelos de atendimento que, de fato, sejam úteis ao empreendedor.
“Quanto mais empreendedores o Sebrae conseguir alcançar, mais transformações ocorrerão nos negócios e mais pessoas se beneficiarão, seja por meio da prestação de serviços de qualidade, geração de oportunidades ou valorização de seus empreendimentos”, acrescenta o Mauro Borralho.