Que a suinocultura brasileira já se posiciona como um importante centro de produção, isso ninguém tem dúvidas. Mas, como o setor pode melhor seus resultados? Para o analista e consultor, Fabiano Coser, o avanço dependerá da demanda, que ainda é restrita no mercado interno, pela falta de conhecimento dos consumidos sobre o produto.
O diferencial de preço entre a carne suína e bovina, por exemplo, evidencia que mesmo estando mais cara os consumidores continuam adquirindo a carne vermelha, especialmente, por questões culturais. Diante disso, “como posicionar a carne suína no mercado doméstico?”,questiona Coser.
A carne suína passou por muitos avanços nos últimos anos, mas ainda é cerca de inúmeros paradigmas que limitam crescimentos de consumo. Atualmente, no Brasil o consumo per capita de carne suína é de 15,08 quilos por habitante/ano [percentual alcançado apenas em 2015], o maior volume de demanda fica por conta dos embutidos que, em tempos de crise são uns dos primeiros alimentos cortados pela população.
Fonte: Notícias Agrícolas