Hoje, 30/03, sexta-feira Santa, jovens do grupo da Pastoral da Juventude irão apresentar Sexta Feira da Paixão. É a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.
Jesus será representado pelo jovem Emanoel Abreu Assunção, que pela primeira vez encena o personagem.
O grupo também convida a população para trazer a família, pois promete qualidade no teatro, que será ao ar livre, na praça da Igreja Matriz, a partir das 19h00. Segundo Emanuel, “a encenação vai ser a partir dos ensinamentos de Jesus com seus discípulos e com todas as pessoas, depois vem Pilatos, Herodes e a crucificação de Jesus.”.
A jovem Luciana Batista Martins, há 07 anos no grupo diz que é a primeira vez que atuará como narradora, comenta que as ajudas para a criação deste trabalho vem das comunidades jovens e da Diocese, “mas seria bom se o setor privado colaborasse com alguma coisa, pois queremos sempre fazer o melhor, a cada ano que passa.”.
A Sexta-Feira Santa sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.
O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Significado da Sexta-feira Santa
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.
Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.
Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.