O curso de Engenharia de Civil do campus Balsas da Universidade Federal do Maranhão obteve o conceito 4, em uma escala cujo máximo é 5, na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação in loco ocorreu entre os dias 20 e 23 de junho do corrente ano.

A avaliação levou em conta a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Claudiceia Silva Mendes, o conceito obtido foi fruto de um trabalho coletivo que envolveu esforços de toda a comunidade acadêmica, destacando a participação da direção do Campus, dos docentes e estudantes.

A obtenção do conceito 4, é considerado muito bom na escala do MEC, coloca o curso de Engenharia Civil do Campus de Balsas da UFMA oficialmente entre um dos melhores do Brasil. Conforme a coordenadora, Claudiceia Mendes, o objetivo a partir de agora é trabalhar em melhorias para alcançar o conceito máximo na próxima avaliação do curso e a cada semestre se consolidar no município de Balsas e região, envolvendo a comunidade nos três pilares do Curso que são ensino, pesquisa e extensão.

O diretor do Campus de Balsas, Francisco de Assis Conceição, comemorou a nota 4. “Acho que foi muito positivo o MEC ter valorizado o trabalho que vem sendo realizado. Esse resultado nos deixa muito satisfeitos e comprova os esforços que fazemos pelo crescimento do curso de Engenharia Civil em Balsas”, destacou.

A aluna da primeira turma do curso Laíse Vargas diz que “é uma honra estudar em um curso com esse reconhecimento, pois isso mostra a qualidade, o empenho e a dedicação dos professores, dos alunos, dos técnicos administrativos e da direção do Campus. Essa nota é a prova que valeu a pena investimento no curso de Engenharia Civil em Balsas e, além disso, representa muito na emissão do nosso diploma”.

Sobre o curso

As atividades da Universidade Federal do Maranhão do Campus Balsas tiveram seu início no segundo semestre de 2013, com a implantação do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, com a proposta inovadora de formação de dois ciclos.

O Curso de Engenharia Civil foi criado pela Resolução Nº 263 de 10 de outubro de 2016, do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Maranhão, teve suas atividades iniciadas no primeiro semestre de 2017.1, com o ingresso da primeira turma, e logo em seguida com o ingresso da segunda turma no segundo semestre.

O Curso de Engenharia Civil está estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Engenharia. O projeto político-pedagógico baseia-se em uma matriz curricular com formação em dois ciclos, ou seja, visa proporcionar a interdisciplinaridade e a livre escolha dos alunos a respeito de sua formação acadêmica.

O aluno para ingressar no curso, deve inicialmente passar pelo Ciclo Básico do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), com duração de 4 (quatro) semestres, de disciplinas obrigatórias e mais 2 (dois) semestres de disciplinas optativas do Núcleo Tecnológico voltadas para a área da Engenharia Civil. Em seguida o aluno deverá ingressar no Núcleo Profissionalizante da Engenharia Civil, com duração de mais 4 (quatro) semestres, totalizando o tempo mínimo para a formação em Engenharia Civil de 10 semestres, ou seja, 5 anos.

Para formar em Engenharia Civil, o aluno deve atender a todos os requisitos para a formação em Bacharel em Ciência e Tecnologia e do Núcleo Profissionalizante da Engenharia Civil.  As disciplinas ofertadas proporcionam ao aluno capacidade para atuar no mercado de trabalho e desenvolver novas tecnologias através de pesquisa.

O Curso de Engenharia Civil, Campus Balsas, tem como objetivo formar engenheiros civis capacitados a utilizar recursos da engenharia na solução de problemas de construção civil, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e organização, e com isso, formar profissionais-cidadãos com pleno conhecimento das realidades regional, nacional sem perder a leitura do contexto internacional na promoção de medidas para o bem estar da sociedade.

Por ser o Campus mais distante da capital do Estado do Maranhão, localizado a 800km de São Luís, , o curso de Engenharia Civil da UFMA/Balsas  tem um papel singular na promoção do desenvolvimento da região do extremo sul do Estado, que é caracterizado economicamente pelo agronegócio e que tem sempre a Engenharia e as tecnologias como uma grande aliada.

O curso evolui muito desde a sua criação, tendo hoje um corpo docente consolidado e com infraestrutura para atender as atividades acadêmicas desenvolvidas. O curso recebe anualmente acadêmicos oriundos do município de Balsas, e da região, atualmente conta com 22 alunos matriculados regularmente.

A primeira turma do curso de Engenharia Civil e professores do curso no encerramento do período de 2018.1

A coordenadora do curso destaca que no final do ano de 2018 ocorrerá a formatura da primeira turma de engenheiros Civis, do Campus de Balsas, com profissionais capacitados e habilitados para intervir e ajudar a construir um futuro melhor para o município de Balsas e  região.

 

 

Por Claudiceia Mendes (Coordenadora do Curso de Engenharia Civil – UFMA)

DEIXE UMA RESPOSTA