A grande e tradicional Missa do Vaqueiro, que é celebrada todas as manhãs do dia 12 de junho, em Balsas/MA, levou milhares de fiéis à praça da Matriz, onde também é comemorado o Festejo de Santo Antônio (01 a 13 de junho).

Lotada, a praça recebeu fiéis a pé e a cavalo, em sua maioria com roupas e bonés de comitivas entre outros vestidos de gibão e chapéu de couro, cuja missa foi celebrada pelo Pe. Genivaldo Ribeiro, pároco que também lembrou de muitos profissionais que já padeceram ao paraíso e mais recentemente o tão bem conhecido senhor Rosa Santos. O Dia do Vaqueiro, 12 de junho, é feriado municipal criado através do Decreto de Lei nº 86, de 27 de dezembro de 1986 e sancionado pelo Prefeito Heliodoro Sousa.

Seu Matias Matos de Oliveira aos 86 anos ainda se diz vaqueiro, e conta que desde 1955 participa da missa que homenageia sua profissão, diz que além de gostar do evento, “ele é muito importante para nós.É um dia de agradecimento ao vivo. No ano que não dá pra gente vir é muito complicado”. Para ele, a família quase não comparece para a celebração. “Os filhos quase não gostam. A gente, eu, já fico aguardando o próximo ano. É uma expectativa danada”.

Durante as celebrações o vaqueiro Antônio José Semente carregou a bandeira brasileiro até o altar, numa saudação a todos os vaqueiros do país. Enquanto isso, uma voluntária, vestida da padroeira das vaquejadas Nossa Senhora Aparecida, subiu ao altar para, simbolicamente, abençoar os visitantes e homenageados. Afirmando que ainda trabalha como vaqueiro, Semente diz que “se Deus me der muita saúde, nunca vou sair do lombo de um cavalo. Foi minha vida e continua sendo”.

Após a celebração convencional, Pe. Genivaldo abençoou as lembranças, em forma de troféus, que foram entregues às senhoras esposas dos antigos vaqueiros, “que também são nossas vaqueiras, que cuidam da família enquanto seus maridos campeiam mato adentro, cuidando dos animais seus e de seus patrões”. Afirmou o padre em suas homilias.

O prefeito Dr. Erik, sua esposa, Secretária de Ação Social, Viviane Coelho, o vice-prefeito e demais secretários também entregaram os troféus às esposas de vaqueiros. As senhoras, esposas e viúvas dos vaqueiros de Balsas, receberam esta lembrança, um troféu, das mãos de autoridades, como gratificação pelas tarefas exercidas e reconhecidas durante seus tempos de serviços domésticos ou até mesmo também no auxílio dos maridos enquanto campeavam animais. O médico prefeito disse que, “hoje Balsas é o que é graças ao vaqueiro, que ao longo destes anos firmou seu pé no sertão. Então, Balsas hoje tem a honra de fazer esta bela homenagem ao vaqueiro que é muito importante para nossa cultura  para nossa tradição”.

Para a primeira dama Viviane Coelho, “graças ao nosso vaqueiro, que desbravaram tudo que hoje temos na nossa cidade. Assim como foram chegando outros povos, que juntos constituem a população balsense, porém nossas origens jamais podem ficar esquecidas”. A Secretária de Ação Social disse que tem certeza que essa é uma das melhores festa do ano, em Balsas. “Vamos melhorar cada vez mais, para regionalizá-la, pois ela é feita com muito carinho e com muita vontade de resgatar e valorizar nossas tradições”.

O Secretário de Cultura e Turismo, Clério Nascimento, falou que “esta é sua grande satisfação de poder estar contribuindo para a realização da maior festa cultural de Balsas. E a cultura fortalece a identidade do indivíduo, por isso o prefeito se envolve totalmente para seja um grande acontecimento melhor a cada ano”.

VEJA MAIS FOTOS:

Senhoras esposas de vaqueiro são homenageadas.

Trajes usados pelo vaqueiro.
Voluntária de Nossa Senhora Aparecida e Antonio Semente com a bandeira brasileira.

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − seis =