Ditados populares como: “De toda crise nasce uma oportunidade”, “Faça de sua crise uma oportunidade de mudança” ou ainda “Não espere por uma crise para saber o que é importante em sua vida”, nunca fizeram tanto sentido para quem precisou literalmente sobreviver diante de tanta instabilidade econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Brasil.

E com os empreendedores maranhenses a situação não foi diferente. Foi em meio à crise sanitária que Samuel Melo Rocha, 31 anos, natural de Imperatriz, vislumbrou um cenário de oportunidade e investiu em um atendimento diferenciado voltado tanto para a sua carteira antiga de clientes quanto para os novos que surgiram à procura um “socorro” para não fechar as portas.

Impactos no Brasil e no Maranhão

A pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae e divulgada em julho de 2020, revelou que a crise sanitária mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no país, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente.

O estudo que está em segunda edição, também revelou que a situação financeira da maioria das empresas (73,4%) já não estava boa antes mesmo da crise da covid-19. Quase a metade dos empresários (49%) respondeu que as finanças estavam razoáveis, enquanto 24,4% responderam que estavam ruins. Embora o custo com pessoal apareça entre os principais gastos da maioria das empresas (57,1%), apenas 18,1% delas precisaram fazer demissões para manter a saúde financeira dos negócios. Em média, elas demitiram três colaboradores após o início da crise.

De acordo com Hildené Maia, gerente da Unidade de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes do Sebrae no Maranhão (foto), mesmo com a pandemia do novo coronavírus, mais de 42,7 mil empresas foram criadas em 2020 no estado, e esse ano quase 28 mil até fim de julho. Apenas no primeiro semestre, o Sebrae atendeu no Maranhão mais de 32mil empresas. Hildené Maia explicou que o erro mais comum que o empreendedor comete ao iniciar um negócio é não se planejar. “É imprescindível planejar para minimizar erros, hoje não temos como investir por oportunidades ou necessidade sem ter um planejamento assertivo”, disse a gerente.

A gestora explicou que o maior desafio para o Sebrae nesse período de pandemia para dar informações aos empreendedores que buscaram soluções para seus negócios, foi o pouco tempo para adequar seus canais digitais que atendem o cliente. “Fizemos uma pesquisa com os pequenos negócios e identificamos o melhor canal pra realizar orientações, capacitações e consultorias”, pontuou Hildené Maia.

Expectativa na retomada de negócios com a flexibilização

Em entrevista a O Imparcial, Hildené Maia revelou que, em termos de número de donos de negócios no Maranhão, o estado está bem posicionado no ranking nacional em relação as demais unidades da federação do país.

A gerente de Unidade de Gestão de Atendimento e Relacionamento com Clientes do Sebrae no Maranhão acrescentou de que a maneira como o empreendedor pode transformar uma ideia simples em algo rentável está relacionada com a sua observação naquilo que ele pretende investir e pelo momento que passa o mercado. “O empreendedor tem que está de olho no mercado, qual a necessidade do consumidor ele identificou e que ele tem uma resposta. A ideia só vira negócio quando responde uma necessidade e se materializa em um resultado que faz sentido para outros”, pontuou Hildené Maia.

Conforme os dados que o Sebrae tem com relação ao estado e qual a expectativa de crescimento dos atuais negócios nessa retomada com a flexibilização das regras sanitárias, Hildené Maia afirmou que o cenário econômico é promissor. “A expectativa é que o faturamento dos pequenos negócios comece a crescer. Apesar de ainda ser um processo de retomada, o que vai gerar confiança do consumidor para com as empresas é garantir o protocolo de segurança e com certeza dar alternativas de canais de comercialização para o cliente”, disse a gerente em tom animador.

E para finalizar Hildené Maia ensinou alguns passos que o empreendedor pode seguir para que a sua ideia saia do papel. “Expanda sua ideia de negócios, como? Busque orientação sobre o seu futuro negócio, como funciona? Quem são seus clientes? Quem são os seus fornecedores? Que equipamentos você precisa? Que investimentos serão necessários? Indicamos que faça um Canvas para que o empreendedor tenha um olhar mais estruturado de sua ideia. E depois faça o seu plano de negócios, ele será a sua bússola para viabilizar sua ideia”, orientou Hildené Maia.

 

Fonte: O Imparcial On line

[pro_ad_display_adzone id="1326"]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 5 =