Nesta terça-feira, 19/3, comemoramos o Dia de São José, o homem que criou Jesus e trabalhou de forma árdua para proteger a família.
Nesta noite, a partir das 19 horas, os funcionários do Hospital São José (São Camilo), fará a celebração da missa campal em homenagem ao padroeiro da entidade.
Todos os anos a direção do hospital, ao lado de sua equipe de funcionários, preparam o local, em frente, na praça Dr. Roosevelt Kury.
A população é convidada e após a celebração é servido o chá de São José.
QUEM FOI SÃO JOSÉ?
São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef, por meio do latim Iosephus.
FÉ NO SANTO AJUDA?
Em várias tradições religiosas, trabalhadores da terra desenvolveram mitos, ritos e louvores a deuses e santos para conseguir boas colheitas e, consequentemente, alimento para os animais, como explicou o professor de teologia da Universidade Católica de Pernambuco, Artur Peregrino, para o G1. “Colocado no calendário romano no século 15, o dia 19 de março é de súplica por chuva a São José, na tradição católica”, explica. Segundo o estudioso, José, pai de Jesus Cristo, era carpinteiro, mas acredita-se que em épocas de plantio e colheita ele também trabalhava na agricultura. “A gente pode presumir que, por marcar a chegada de um período mais chuvoso, o dia 19 foi simbolicamente escolhido para celebrar o santo, que virou patrono dos agricultores e declarado pelo papa Bento XV como patrono da justiça social”, informa o estudioso.