Ilson Mateus, fundador e presidente do Grupo Mateus, considerado uma das maiores empresas do varejo nacional

O Grupo Mateus aparece em 25º lugar no ranking do Varejo Nacional, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O grupo está presente em quatro estados – Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí – com empreendimentos com lojas das bandeiras Mateus Supermercado (varejo), Mix Mateus (atacarejo), Eletro Mateus (móveis e eletrodomésticos), Armazém Mateus (atacado), Bumba meu Pão (indústria de panificação) e Invicta (representação e transporte).

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De acordo com os números, o grupo teve em 2014 um faturamento de R$ 3,443 bilhões e de R$ 4,078 bilhões, em 2015, o que representa um aumento de 18,44%, de um ano para o outro. Quanto ao número de lojas, em 2014 tinha 55 e fechou 2015 com 58, ou seja, um crescimento de 5,45%.

À frente do Grupo Mateus, aparecem Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour Brasil, Walmart Brasil, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Grupo Boticário, Raia Drogasil, G. Barbosa, Ricardo Eletro, Lojas Renner, Smart Supermercados, Lojas Riachuelo, Drogaria São Paulo, McDonald’s, C&A, Dia Maxi, Farmácias Pague Menos, Leroy Merlim, Supermercados Guanabara, Companhia Zaff, Lojas Cem, Pernambucanas, Lojas Marisa e Grupo Irmãos Muff.
Vale destacar que o Grupo Mateus completa este mês 30 anos, estando com uma campanha que vai premiar 30 clientes com automóveis, pela modalidade sorteio, o que está previsto para dia 03 de setembro. A empresa tem sua origem no município de Balsas, onde nasceu com uma pequena mercearia. O seu proprietário, Ilson Mateus, é um dos maiores contribuintes de ICMS no Maranhão e no Piauí, estado onde recentemente foi homenageado pelas suas contribuições ao seu desenvolvimento social e econômico.

Ranking – O ranking “As 300 maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2016”, além das top 300, trouxe um levantamento completo do setor, incluindo faturamento, número de unidades e área de atuação, o desempenho do setor e o e o esforço dos varejistas para manterem suas operações lucrativas diante da situação econômica do País.

Maurício Tadeu de Luca Gonçalvez, CEO do Group PWA GGI, apoiador do ranking, destaca a importância do estudo para a identificação das boas práticas de mercado. “Trata-se de um estudo completo, que mostra o momento atual do varejo e aspectos relevantes do mercado que podem ajudar no desenvolvimento dos negócios e em novos insights ou políticas de governança”, diz.

De acordo com o estudo, a soma do faturamento das “top 300” é de R$ R$ 531 trilhões, o que representa 23,62% do total do varejo nacional de bens e consumo (exceto automóveis e combustíveis), de acordo com o IBGE.  O maior grupo de varejo do Brasil é o Grupo Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 65,45 bilhões, 2.181 lojas e 146 mil funcionários. Vinte e nove das 300 empresas listadas são de capital aberto e 55 já possuem conselho de administração. Outro dado positivo, que mostra a maturidade do setor, é que 109 das 300 já faturam mais de R$ 1 bilhão.

O estudo mostrou também a relevância do varejo na geração de empregos. As 300 maiores juntas empregaram mais de um milhão e 600 mil brasileiros; só as 10 maiores empregaram 444 mil pessoas. Das 300 avaliadas, 102 cresceram mais de 10% em 2015.

Veja alguns destaques do ranking:

  • – O setor com maior número de empresas no Ranking é o de Supermercados, com 150 representantes, quatro deles no top 10 do varejo;
  • – Treze das 300 empresas listadas possuem mais de mil lojas, sendo que sete delas atuam no sistema de franquias;
  • – O Boticário é a empresa com mais lojas no Brasil, seguida por Subway, Ortobom, Cacau Show e am/pm;
  • – Entre as 300 maiores existem 43 redes de franquias, um número relativamente modesto, considerando que mais de três mil empresas adotam esse sistema.
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