As vendas do setor, no mesmo período, também registraram alta: 24,84%

Seguindo a tendência positiva no e-commerce, a região Nordeste do país registrou alta de 27,70% no faturamento do setor em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. Considerando o mesmo período de comparação, as vendas praticadas pela internet também tiveram boom de 24,84%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Ainda com a mesma base de avaliação no faturamento, comparando com as demais regiões, o Nordeste foi o vice-líder, atrás somente do Centro-Oeste (32,26%). As outras regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (26,25%); Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%).

“Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21, no Brasil. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Nordeste

Apesar do bom desempenho do setor, as vendas online do Nordeste tiveram queda de (−5,42%), quando os meses comparados foram setembro e agosto. Em contrapartida, o acumulado do ano segue em alta: 26,16%, ficando em terceiro lugar no comparativo regional.

Os dois primeiros colocados foram: Centro-Oeste (29,94%) e Norte (28,62%); enquanto as duas últimas posições foram: Sul (18,79%); e Sudeste (3,82%).

Faturamento do Nordeste

Ao comparar o faturamento do setor, entre os meses de setembro e agosto, o Nordeste teve uma variação negativa (−4,98%). Já o acumulado do ano, a alta é de 33,52%, ficando na vice-liderança por região, atrás somente do Centro-Oeste (40,42%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (32,07%); Norte (28,14%); e Sudeste (15,31%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/
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